O FC Porto tornou-se, este domingo, no primeiro dos três ‘grandes’ a ‘tropeçar’ na nova temporada do campeonato português, ao não ir além de um empate a uma bola na visita ao Marítimo.
Mehdi Taremi desfez o nulo nos Barreiros, mas um autêntico ‘míssil’ de Bruno Xadas no último lance antes do apito para o intervalo acabou por selar o resultado final na partida da terceira jornada da I Liga.
Luta, domínio… e ‘magia’ de Xadas
O estado do relvado dos Barreiros deixava desde logo antever que o jogo seria tudo menos espetacular, o que veio a confirmar-se assim que João Pinheiro fez soar o apito inicial para um embate com mais luta do que qualidade propriamente dita.
O FC Porto assumiu, desde bem cedo, o domínio da partida, instalando-se no meio-campo adversário e poucas vezes de lá saindo, perante um Marítimo muito físico e com poucas preocupações ofensivas.
Luis Díaz foi um autêntico ‘terror’ na ala esquerda, criando oportunidades atrás de oportunidades, que iam sendo desperdiçadas, ora por Mehdi Taremi, ora por Toni Martínez, ora por Otávio, ora mesmo… pelo próprio.
O ‘cântaro tantas vezes foi à fonte’ que, aos 35 minutos, lá ficou. Otávio cruzou para Luis Díaz, que atirou contra um defesa, e, na recarga, Mehdi Taremi desviou para a baliza. A Liga atribuiu o golo ao iraniano, mas a ideia que fica é que o colombiano já tinha feito a bola ultrapassar a linha.
O tento ‘acordou’, de uma vez por todas, os insulares. André Vidigal deu o primeiro aviso, mas, ao segundo, Bruno Xadas não perdoou, e bateu Diogo Costa com um fantástico remate de fora da grande área no último lance antes do apito para o intervalo.
Dragão sem capacidade de resposta
O Marítimo entrou em campo para o segundo tempo ligeiramente mais desinibindo, particularmente a partir dos 58 minutos, quando Julio Velázquez fez entrar Pedro Pelágio para o lugar de Iván Rossi, que acabaria por dar outra fluidez ao jogo.
De tal maneira que os insulares estiveram mesmo à beira de consumar a reviravolta no marcador, quando, aos 69 minutos, André Vidigal, com a baliza completamente ‘escancarada’, atirou ao poste.
Sérgio Conceição respondeu ‘metendo toda a carne no assador’, lançando Francisco Conceição, Evanilson, Fábio Vieira, Jesús Corona e Pepê, mas a verdade é que os dragões não voltaram a conseguir fazer cair a resistência marítimista.
O FC Porto regista, desta maneira, o primeiro ‘deslize’ da temporada, pelo que passa a somar sete pontos e cai para a terceira posição, logo atrás dos líderes, Sporting e Benfica. Quanto ao Marítimo, regista agora quatro pontos e é sétimo classificado.
Momento do jogo: No meio de uma exibição tão desinspirada, só mesmo um momento de ‘magia’ poderia evitar a derrota. E foi, precisamente, o ‘coelho sacado da cartola’ por Bruno Xadas que resolveu a partidas dos Barreiros.
Acompanhamento
90' - Apito final nos Barreiros! Marítimo e FC Porto empatam a uma bola fruto dos golos de Mehdi Taremi e Bruno Xadas.
85' - Responde Julio Velázquez. Saem André Vidigal, Xadas e Vítor Costa, entram Clésio, China e Rúben Macedo. No FC Porto, entra Francisco Conceição para o lugar de João Mário.
81' - Mais duas substituições no FC Porto. Saem Luis Díaz e Iván Marcano, entram Evanilson e Fábio Vieira.
71' - Sérgio Conceição também mexe. Entram Jesús Corona e Pepê, saem Mehdi Taremi e Otávio.
69' - O que acaba de desperdiçar André Vidigal! Completamente isolado à boca da baliza, o avançado atirou ao poste.
66' - João Pinheiro volta a 'sacar' do amarelo. Desta feita, é para Pedro Pelágio, devido a um 'pisão' sobre Otávio.
59' - Mais um cartão amarelo. É para... Matheus Costa, que, na primeira vez em que tentou chegar à bola, fez uma falta dura sobre Otávio.
58' - Julio Velázquez mexe pela primeira vez. Entram Matheus Costa e Pedro Pelágio, saem Iván Rossi e Jorge Saénz.
52' - Esteve à vista o segundo golo do FC Porto! Luis Díaz avançou pela ala esquerda e cruzou atrasado para Taremi. Valeu a interceção de Zainadine, que por pouco não desviou para a própria baliza.
46' - As equipas estão de volta ao relvado. Arranca a segunda parte do Marítimo-FC Porto.
45' - João Pinheiro dá por terminada a primeira parte. O FC Porto esteve a vencer praticamente até ao apito para o intervalo, mas uma 'obra prima' de Bruno Xadas relançou a discussão pelo resultado.
Não perca as imagens do (grande) golo do Marítimo
45+4' - GOOOOOOOLOOOOO do Marítimo! Bruno Xadas, com um fantástico remate de fora da grande área, repõe a igualdade nos Barreiros.
45+3' - Atenção ao Marítimo! André Vidigal 'bailou' sobre João Mário e Pepe e fez mira à baliza, mas a bola saiu longe.
Foi assim que os dragões quebraram o nulo nos Barreiros
35' - GOOOOOOLOOOOO do FC Porto! Lançado por Otávio, Luiz Díaz contra um defesa, e, na recarga, Mehdi Taremi só teve de encostar. A Liga atribui o golo ao iraniano, mas a ideia que passa pelas imagens é de que a bola ultrapassou a linha quando foi desviada pelo colombiano. No meio da confusão, Jorge Sáenz caiu mal e teve mesmo de ser assistido, mas, aparentemente, está em condições de continuar em campo.
30' - Jogo interrompido nos Barreiros. Paulo Victor ficou queixoso e a equipa médica do Marítimo teve mesmo que entrar.
24' - Luis Díaz está 'endiabrado'! O internacional colombiano deixou para trás Jorge Sáenz e rematou à malha lateral.
22' - Mais uma oportunidade para os dragões! Luis Díaz 'cavalgou' pela ala esquerda e cruzou rasteiro para Otávio, que rematou para as mãos de Paulo Victor.
18' - O que acaba de desperdiçar o FC Porto! Assistido por Luis Díaz, Mehdi Taremi rematou contra um defesa adversário e, na recarga, Toni Martínez, a 'um palmo' de uma baliza 'escancarada', não conseguiu emendar para o fundo da baliza.
16' - Susto para o Marítimo! Paulo Victor demorou muito tempo a bater a bola na frente, e Toni Martínez antecipou-se para intercetar o alívio. Para felicidade do guarda-redes, a bola ganhou altura e caiu sobre as malhas superiores da baliza.
14' - Eis o primeiro cartão amarelo da tarde. É para Vítor Costa, devido a uma entrada perigosa sobre Chancel Mbemba.
8' - Responde o Marítimo! Alipour apareceu sozinho no coração da grande área e atirou por cima do alvo. No entanto, o lance foi invalidado por posição irregular.
7' - Está dado o primeiro sinal de aviso! Após pontapé-livre cobrado por Bruno Costa do lado esquerdo do ataque do FC Porto, Otávio cabeceou por cima da baliza.
0' - João Pinheiro faz soar o apito inicial. Já se joga o Marítimo-FC Porto.
Onzes
Marítimo: Paulo Victor; Cláudio Winck, Jorge Saenz, Zainadine, Léo Andrade, Vitor Costa; Diogo Mendes, Rossi, Xadas; Vidigal e Alipour.
FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Mbemba, Marcano, Pepe; Bruno Costa, Uribe, Otávio, Luis Díaz; Taremi e Toni Martínez.
Antevisão
O FC Porto entra, este domingo, em campo nos Barreiros sabendo desde já que está 'proibido' de perder pontos, uma vez que, na véspera, os principais rivais na luta pelo título, Sporting e Benfica, venceram e reforçaram a liderança da I Liga.
Vencendo, os dragões conseguiram 'colar-se', uma vez mais, a leões e águias. A temporada ai vai no início, mas a verdade é que, à já um Clássico em Alvalade 'ao virar da esquina', pelo que é imperativo não cometer qualquer erro até lá.
O Marítimo, por sua vez, vai procurando reerguer-se após um arranque de época 'turbulento', com o 'adeus' à Taça da Liga, diante do Boavista, e com a entrada em falso no campeonato português, frente ao Sporting de Braga, e já deu 'sinais de vida' na vitória sobre o Belenenses SAD.
O Marítimo-FC Porto, da terceira jornada da I Liga, será ajuizado por João Pinheiro, árbitro da Associação de Futebol de Braga, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 18h00 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.
Leia Também: FC Porto recebido em clima de festa na Madeira