Rui Costa compareceu, esta quarta-feira, em sala de imprensa, após a derrota com o Gil Vicente (1-2) para contestar as arbitragens nos jogos do Benfica. O presidente das águias assumiu que o clube vive um mau momento, mas também apontou baterias aos árbitros nos jogos em que considera que o clube foi prejudicado.
"Quero assumir a responsabilidade pelo mau momento do Benfica. Nenhum de nós quer estar na situação em que estamos hoje. Assumo essa responsabilidade, dou a cara e exijo que todos aqueles que trabalham no Benfica, dentro e fora de campo, não se escondam neste momento. Sabia perfeitamente, há quatro meses, o quanto tinha para fazer para voltar a colocar este clube onde todos os benfiquistas querem. Sei perfeitamente qual é o caminho que quero dar ao clube. Infelizmente não se conseguem todas as mudanças em quatro meses. Repito: que ninguém se esconda num momento destes. Mas uma coisa é aquilo que não estamos a fazer dentro de campo, outra coisa é o que nos estão a fazer dentro de campo. Aqui, sei separar bem as águas. Estive lá dentro muitos anos. Temos de fazer muito mais e ser muito melhores mas isso não invalida que não exponha aqui aquilo que estão a fazer dentro de campo", começou por dizer Rui Costa, prosseguindo.
"Até ao dia de hoje tentei manter uma postura construtiva perante o futebol português. Até hoje não falei de arbitragens. Mas estou aqui para defender o Benfica e o Benfica não está, de todo, a ser defendido dentro de campo. Não quero que nos beneficiem, mas são casos a mais para ficar calado. Até peço desculpa aos nossos adeptos por não ter falado da arbitragem. Basta ver o que se passou hoje. Que fique claro. Isto não elimina aquilo que não estamos a fazer dentro de campo, mas basta recordar o que se passou no Estoril, o que se passou contra o Moreirense, o que se passou no Dragão com o FC Porto, até ao golo anulado de hoje, que nem sequer chegou ao VAR. É hora de dizer basta. Exijo que o Benfica seja respeitado dentro de campo. O golo nem sequer chegou ao VAR para ser analisado. Foi evidente demais. Assumo a responsabilidade por tudo aquilo que se está a passar. A equipa tem de fazer muito mais, mas não vamos continuar a esconder aquilo que nos estão a fazer dentro de campo. São casos demasiado flagrantes", exclamou o presidente das águias.
"Sei que não é fácil para nenhum benfiquista e sei que aquilo que eu peço é complicado depois de mais uma derrota em casa. Já nos basta a devassa pública que estão a fazer diariamente para nos desunir. Peço que estejamos juntos e agradeço aos adeptos que, apesar da exibição de hoje, aplaudiram a equipa e só no fim se manifestaram contra. É essa a mentalidade do Benfica. É um momento delicado, mas há um futuro e sei onde vamos chegar. Sei o que estou a fazer e sei o que estamos a atravessar. Deixo o apelo. Só todos juntos podemos sair deste buraco. Já basta o que nos estão a fazer lá fora", concluiu Rui Costa, numa declaração sem direito a perguntas dos jornalistas.
[Notícia atualizada às 23h07]