"Franco Israel? Se as coisas lhe correrem bem, Adán terá de esperar"

Face à ausência do lesionado Adán, Franco Israel deverá assumir, numa primeira instância, a titularidade da baliza do Sporting. Fernando Mendes, antigo jogador dos leões, acredita que o jovem guardião pode vir a destacar-se e até recorreu a um exemplo recente no rival FC Porto.

Notícia

© Getty Images

Miguel Simões
02/08/2022 08:01 ‧ 02/08/2022 por Miguel Simões

Desporto

Exclusivo

Um reforço com 'via aberta' para arrancar a época como titular, entre os postes da baliza do Sporting. Franco Israel estreou-se pelos leões na pré-época e a lesão de Antonio Adán acabou por aumentar o desafio daquele que era apontado, inicialmente, como substituto do guardião principal.

Em declarações ao Desporto ao Minuto, Fernando Mendes afirmou que o jovem uruguaio de 22 anos tem potencial para se destacar já diante Sporting de Braga no arranque do campeonato, sendo que as oportunidades ajudarão a perceber se pode render Adán no futuro, mesmo após o regresso da lesão. Além disso, o antigo jogador dos leões recorreu ainda ao exemplo do rival FC Porto, aquando Agustín Marchesín acabou por ser 'ultrapassado' pelo jovem internacional Diogo Costa. Por fim, as expectativas e os reforços para a nova época foram também alvo de comentários.

"Não é fácil substituir um Adán, neste momento. É um guarda-redes com uma experiência tremenda e tem tido um papel fundamental nestes dois últimos anos do Sporting, que apesar de não ter sido campeão na época passada, venceu duas Taças. Ainda assim, quanto à evolução do Franco [Israel], é esperar para ver, até porque vai ter jogadores à frente dele muito experientes, com uma defesa consolidada. Isso também ajuda os guarda-redes, apesar de ser novo. O Coates, com certeza, vai dar-lhe boas indicações. A posição de guarda-redes é muito específica e, por isso, é esperar para ver e, acima de tudo, jogar e jogar. Do que eu vi, agradou-me em alguns aspetos", atirou.

Fernando Mendes admitiu que não conseguiu "ver muito" dos três jogos que Franco Isreal disputou na pré-época, mas não hesitou em apontar algumas das qualidades do novo guardião

"Creio que este último jogo com o Wolverhampton foi o melhor [de Franco], até porque jogou mais [o único com 90 minutos]. Não consegui ver muito dos jogos e não conhecia o novo guarda-redes, mas baseando-me nas indicações que tenho, pode vir a ser um grande substituto do Adán. Apesar de ser novo, é seguro e joga muito bem com os pés. É importante jogar, acima de tudo. Ainda assim, espero que o Adán não esteja lesionado por muito mais tempo. Acho que o Sporting para ter visto algo neste miúdo é porque há a capacidade para ser o futuro guardião principal da equipa", analisou.

Perspetivando o futuro, o antigo jogador do emblema de Alvalade (entre 1980 e 1989) fez questão de frisar a idade de Adán para analisar uma eventual troca na baliza leonina e ainda recorreu a um exemplo idêntico no FC Porto, entre Agustín Marchesín e Diogo Costa.

"O Adán já vai para uma certa idade, apesar de os guarda-redes terem essa facilidade de jogar mais tempo do que um jogador de campo, salvo raras exceções. É importante ele aprender com a experiência de um jogador como o Adán. Às vezes, basta uma oportunidade para a agarrar. E ele terá", começou por dizer sobre o assunto.

"Se as coisas lhe correrem bem, o Adán terá de esperar. É assim, é a lei da vida. O exemplo mais flagrante é o do FC Porto. O Marchesín é um guarda-redes fantástico e o Diogo Costa agarrou a titularidade da equipa com a idade que tem. E muito bem. Quanto ao Franco, terá aqui uma oportunidade e é esperar para ver. Só está nas mãos deles e na capacidade que ele possa ter para defender a baliza do Sporting. É difícil ser guarda-redes de clubes grandes. É preciso ter uma atenção tremenda, mas vamos esperar", vincou.

Quando questionado por uma eventual chamada de Franco Israel à seleção do Uruguai à boleia da 'montra' do Sporting, Fernando Mendes referiu que o mais importante passa por "aprender, fazer boas exibições e tentar agarrar o lugar", mas frisou ainda que "ganhando a titularidade no Sporting, as portas de qualquer seleção de qualquer jogador ficam um pouco mais facilitadas" para o futuro.

Fernando Mendes falou ainda das expectativas para a nova época, com base no futebol praticado ao longo da pré-época, analisando ainda a importância dos restantes reforços, além de Franco Israel.

"O Sporting tem uma equipa bem consolidada. É certo que saiu o Palhinha e o Sarabia [emprestado pelo PSG], mas é uma equipa com os processos bem definidos. Os jogos [da pré-época] agradaram-me, sobretudo, pela qualidade das equipas que defrontou. É importante que os primeiros jogos sejam mais acessíveis e depois mais fortes. O Sporting tem um início de campeonato exigente, tal como os adversários também o vão ter porque vão jogar contra o Sporting", atirou.

"Reforços? Creio que é uma coisa que Rúben Amorim tem feito muito bem desde que chegou. Alguns são jogadores que vêm do nosso campeonato e estão identificados com a prova. Acho que é importante eles adaptarem-se rápido ao clube e ter confiança no treinador. O Morita é uma boa aquisição. O Trincão vai-se adaptar. O St. Juste ainda não vi. O Rochinha é também do nosso campeonato e pode também ser bom reforço. Apesar de tudo, contínuo a achar que o Sporting precisava de mais uma solução em termos ofensivos", acrescentou.

Por fim, o antigo jogador falou ainda da eventual saída de Matheus Nunes, mas destacou a política do Sporting na hora de definir os novos jogadores.

"Era bom que não saísse mais ninguém, mas isso irá acontecer, até porque o Matheus Nunes poderá sair. Mas deixa-me descansado o facto de os alvos estarem identificados e são jogadores que acrescentam sempre algo. Parece que finalmente acabou aquela 'molhada' de jogadores que reforçavam o Sporting sem qualidade e o clube ainda está a pagar por isso, com alguns ainda lá e com custos salariais a serem suportados. Mas penso que as coisas têm de ser feitas com pés e cabeça. Se vai correr bem? Não sei, mas tudo fica mais próximo quando as coisas são organizadas" finalizou.

Recorde-se que Franco Israel foi oficializado como novo reforço dos leões no início do passado mês de julho e, na pré-época, já realizou três jogos, preparando-se agora para assumir a baliza do Sporting no arranque da nova temporada, já com um teste difícil diante do Sportind de Braga, agendado para este domingo, pelas 18 horas.

Leia Também: O vídeo com que o Sporting apresentou Franco Israel

Leia Também: Franco Israel em estreia nos treinos, no regresso dos internacionais

Leia Também: Lesão de Adán não 'obriga' Sporting a ir ao mercado... por enquanto

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Juve Leo atira-se a Varandas após nulo: "Será que vai demorar..."

Sporting

Juve Leo atira-se a Varandas após nulo: "Será que vai demorar..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Autocar

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas