Florentino Luís foi um dos 'reforços' do Benfica para a nova temporada. O médio regressou à Luz depois de duas épocas consecutivas de empréstimos e é o regressado que mais tem deixado água na boca aos adeptos das águias.
Depois de duas temporadas em que se assumiu como fulcral no esquema de Bruno Lage, o jovem recebeu 'guia de marcha' por parte de Jorge Jesus e acabou cedido a AS Monaco e Getafe nos últimos dois anos. Após ter sido pouco utilizado nos franceses em 2020/21, Florentino seguiu para Espanha, onde se assumiu como um dos esteios do setor intermediário da equipa orientada por Quique Flores.
Terminada a cedência ao Getafe, o internacional pelas camadas jovens de Portugal regressou a Lisboa para ser avaliado pelo novo técnico Roger Schmidt e tem vindo a demonstrar que se pode assumir como um dos jogadores mais importantes neste novo esquema tático idealizado pelo treinador alemão.
Florentino Luís voltou à Luz determinado em conquistar de vez o lugar na equipa inicial, e a comprovar este crescimento de importância do médio do Benfica estão as exibições que realizou ao longo da pré-época, sendo um dos melhores em todas as partidas.
No encontro que marcou a estreia oficial do Benfica nesta época, e que findou com uma goleada diante do Midtjylland (4-1), Florentino Luís não foi dos jogadores em maior destaque, como foram Gonçalo Ramos e David Neres, mas acabou por ter um papel invisível que ajudou à vitória dos encarnados, como comprovam os dados da GoalPoint.
Intenso e forte nos momentos de pressão, o médio terminou a partida de terça-feira com o 'título' de jogador com mais passes certos (82, o máximo no jogo), 14 recuperações de posse de bola e quatro desarmes, os mesmos que Morato, Charles Rigon e Dalsgaard. Florentino foi também um dos jogadores com mais ações com bola e alcançou ainda 10 passes aproximativos (segundo melhor número do jogo, apenas atrás do companheiro de equipa Gilberto).
Florentino Luís parece destinado a grande protagonismo esta época e tem respondido bem à confiança que lhe tem sido dada por Schmidt. Com contrato com as águias até junho de 2024, o médio encara o regresso este verão à Luz como uma boa oportunidade para justificar essa renovação.
Leia Também: Show de Ramos com toque de Neres: As notas do Benfica-Midtjylland