Mafra assustou no Dragão, mas FC Porto reagiu e salvou empate

Mafrenses 'vingaram' derrota na Taça de Portugal e conseguiram estar a vencer por 2-0 no Dragão. FC Porto reagiu no segundo tempo e alcançou o empate. Grupo regista só empates após a primeira jornada.

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
25/11/2022 22:47 ‧ 25/11/2022 por Rodrigo Querido

Desporto

Taça da Liga

O FC Porto empatou, na noite desta sexta-feira, na receção ao Mafra (2-2), em jogo da primeira jornada do grupo A da fase de grupos da Taça da Liga. Alguns dias depois dos portistas terem afastado a formação mafrense da Taça de Portugal, os lisboetas foram até ao Dragão, onde até estiveram a vencer.

Ença Fati e Gui Ferreira marcaram os golos que deixaram a equipa orientada por Ricardo Sousa a vencer o atual campeão em título da I Liga, mas os comandados de Sérgio Conceição reagiram a tempo e conseguiram arrancar a igualdade graças a golos de Pepê e Toni Martínez.

Filme do jogo:

Depois do encontro na região Oeste a contar para a Taça de Portugal, e que os portistas venceram por 3-0, as duas equipas voltaram a encontrar-se na noite desta sexta-feira para a estreia de ambas na fase de grupos da Taça da Liga.

Nesta noite fria a norte do país, a equipa de Sérgio Conceição registou, de forma natural, várias alterações, não só devido a lesões, mas também pela ausência dos internacionais que estão no Mundial'2022. Já o Mafra apresentou-se no Dragão personalizado e a praticar bom futebol.

No que ao jogo diz respeito, o FC Porto procurou sempre assumir a iniciativa, mas raramente teve lucidez para criar situações de perigo. Os azuis e brancos povoaram mais o meio-campo contrário, mas sem conseguir o impacto desejado na hora de assustar a baliza à guarda de Samu.

Por seu turno, o Mafra conseguiu conter a equipa de Sérgio Conceição neste arranque de partida e surpreendeu as bancadas do Dragão com um golo à passagem do minuto 16. Depois de uma grande arrancada de Lucas Rodrigues que deixou para trás a defesa portista, este cruzou rasteiro para a área e Ença Fati apareceu ao segundo posto para encostar. Os portistas reagiram de pronto a esta desvantagem e Wendell colocou a bola no fundo das redes dos mafrenses, mas a lance acabaria anulado por fora de jogo.

O FC Porto não conseguia pressionar alto e obrigar o adversário a errar na saída de jogo como tanto gosta de fazer e a formação de Ricardo Sousa ia aproveitando os contra-ataques para tentar ferir os dragões. E foi mesmo numa situação de contra-golpe que os mafrenses aumentaram a contagem aos 42 minutos para surpresa dos adeptos no Dragão. Chamado a converter um penálti assinalado por mão de Bruno Costa, Gui Ferreira não desperdiçou e deixou a formação lisboeta com uma vantagem mais tranquila. Em dois remates enquadrados, o Mafra fez dois golos. Cem por cento de eficácia.

Ainda no primeiro tempo, o FC Porto reclamou a marcação de uma grande penalidade. Na sequência de um livre batido por Bruno Costa, a bola acabou por desviar em Diogo Almeida, mas o árbitro Miguel Nogueira mandou seguir depois de ouvir as indicações do VAR.

Descontente com a prestação dos jogadores na primeira etapa do jogo, Sérgio Conceição operou duas alterações ao intervalo e colheu frutos logo no início do segundo tempo graças ao brasileiro Pepê. Após um lance de envolvimento do FC Porto, com uma tabela entre Danny Loader e Uribe, a bola acabou por sobrar para o brasileiro que fez o primeiro dos portistas aos 48 minutos.

Os azuis e brancos carregavam à procura do empate e nos minutos seguintes, com uma atitude totalmente diferente da apresentada no primeiro tempo, tiveram várias oportunidades para alvejar a baliza à guarda de Samu. Toni Martínez, com um grande cabeceamento, obrigou o guardião mafrense a uma enorme intervenção. Mais tarde foi Galeno a atirar à figura. Pelo meio destas ocasiões, Ença Fati, um dos mais inconformados do lados dos mafrenses, e Pedro Pacheco também tiveram nos pés a ocasião de aumentar a vantagem da equipa que viajou desde a região Oeste.

Ainda assim, e fruto de uma maior pressão na zona ofensiva, o FC Porto acabou mesmo por alcançar o empate aos 70 minutos. O avançado espanhol Toni Martínez ganhou o ressalto à entrada da área e disparou um fortíssimo remate para o fundo das redes. Estava resposta a igualdade inicial.

A reta final do encontro mostrou um FC Porto à procura do golo do empate. Os mafrenses defendiam-se como podiam, mas encontraram um revés no caminho para segurar a igualdade. Em cima do minuto 90, o brasileiro Matheus Oliveira viu o segundo amarelo por travar Galeno à entrada da área e acabou expulso por Miguel Nogueira. Na cobrança do respeito livre, Uribe atirou para uma defesa a dois tempos de Samu. Foi o último lance da partida.

Feitas as contas, e fechada a primeira jornada do grupo A, Vizela, FC Porto, Mafra e Desportivo de Chaves têm todos apenas um ponto. Na próxima ronda, o conjunto da zona Oeste recebe o Vizela, ao passo que os portistas vão até Trás-os-Montes defrontar a equipa de Vítor Campelos.

Momento do jogo: O golo madrugador de Ença Fati, após um grande contra-ataque, carimbou o bom início de jogo dos mafrenses.

Equipas iniciais

Onze do FC Porto: Cláudio Ramos, Rodrigo Conceição, Fábio Cardoso, Marcano, Wendell, Bruno Costa, Uribe, Galeno, Toni Martínez e André Franco.

Suplentes do FC Porto: Samuel Portugal; David Carmo, Manafá, Namaso, João Mário, Wendel Silva, Gonçalo Borges, Bernardo Folha e Marcus Abraham. 

Onze do Mafra: Samu, Gui Ferreira, Pedro Pacheco, Diomande, Pedro Barcelos, Ença Fati, Leandrinho, Léo Cordeiro, Pedro Lucas, Lucas Silva, Diogo Almeida.

Suplentes do Mafra: Renan, Mattheus Oliveira, Pité, Bility, Rodrigo Gui, Diga, Edwin Vente, João Goulart e Obule Moses.

Antevisão

O FC Porto recebe esta sexta-feira, no Estádio do Dragão, o Mafra, em jogo a contar para a primeira jornada do grupo A da Taça da Liga. Azuis e brancos e mafrenses voltam a reencontrar-se, desta feita mais a norte do país, isto depois dos portistas terem eliminado a equipa da região Oeste em jogo a contar para a Taça de Portugal.

Na altura, a equipa portista venceu em Mafra por expressivos 3-0 e seguiu para os oitavos de final da competição. Agora, a equipa comandada por Sérgio Conceição procura começar a Taça da Liga com o pé direito.

Porém, a formação orientada do Ricardo Sousa irá, certamente, procurar fazer uma pequena gracinha no Estádio do Dragão, procurando beneficiar do facto dos portistas irem a jogo sem alguns dos habituais titulares.

O encontro entre FC Porto e Mafra,  que contará com arbitragem de Miguel Nogueira, tem apito inicial agendado para as 20h45 e poderá acompanhar as principais incidências na página do Desporto ao Minuto.

Leia Também: FC Porto fecha preparação da receção ao Mafra com quatro baixas

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Inglaterra de luto pela morte do campeão mundial George Eastham

Óbito

Inglaterra de luto pela morte do campeão mundial George Eastham

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Museu do Caramulo

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas