O Barcelona deixou-se, este sábado, apanhar pelo Real Madrid na liderança do campeonato espanhol, ao empatar no dérbi catalão com o Espanyol (1-1), num jogo a contar para a 15.ª ronda da La Liga. A partida, que já tinha começado com polémica antes do apito inicial, ficou marcado por uma reta final quente.
O encontro começou da melhor maneira para a equipa da casa. Aos sete minutos, após assistência de Robert Lewandowski - que viu o castigo de três jogos ser revertido nas últimas 24 horas -, o espanhol Marcos Alonso abriu a contagem no Camp Nou.
Após uma primeira parte tranquila, e na qual Raphinha podia ter ampliado a contagem dos culés, o segundo tempo foi mais animado. Marcos Alonso, que tinha estado bem ao abrir o marcador, ficou mal na fotografia ao cometer uma falta para penálti aos 72 minutos. Chamado a converter, Joselu empatou a partida em Camp Nou.
O golo do Espanyol teve o condão de aquecer a reta final do dérbi e Antonio Mateu Lahoz mostrou que não tinha 'unhas' para dirigir o jogo em que estava. Em pouco mais de 15 minutos, o juiz disparou uma série de 15 cartões amarelos e acabou mesmo por expulsar um jogador para cada lado.
Primeiro foi Jordi Alba a ser expulso por acumulação de amarelos aos 78 minutos. Dois minutos depois, o brasileiro Vinicius Souza foi também ele tomar banho mais cedo, o que deixou as duas equipas com dez jogadores para os minutos finais do dérbi. Pelo meio, Cabrera também viu vermelho direto por uma disputa de bola com Lewandowski, mas Lahoz anulou o castigo após consultar as imagens do vídeoárbitro deste encontro.
O Barcelona carregou na procura da vitória que lhe permitiria manter a liderança isolada, mas Álvaro Fernández foi o porto seguro do Espanyol nos minutos finais. Primeiro, o guardião dos 'pericos' negou o golo com uma grande defesa a cabeceamento de Christensen e depois anulou bem duas iniciativas do polaco Robert Lewandowski.
Com este resultado, o Barcelona, orientado por Xavi Hernández, perdeu a liderança isolada da tabela e deixou-se apanhar pelo Real Madrid, com quem partilha o primeiro posto com 38 pontos. Por seu turno, o Espanyol igualou o Celta de Vigo, de Carlos Carvalhal e é o 16.º colocado com 13 pontos.
Leia Também: Tribunal dá razão ao Barcelona e Lewandowski pode jogar com o Espanyol