Sporting assina noite épica em Londres e segue em frente na Liga Europa

Empate no tempo regulamentar obrigou a decisão nas grandes penalidades, em noite de emoções fortes em terras de Sua Majestade. Golaço de Pote está a correr mundo.

Notícia

© Reuters

Francisco Amaral Santos
16/03/2023 22:45 ‧ 16/03/2023 por Francisco Amaral Santos

Desporto

Liga Europa

Foi sofrer até ao fim, mas o Sporting garantiu, esta quinta-feira, uma vaga nos quartos de final da Liga Europa, ao eliminar o Arsenal no desempate por grandes penalidades em Londres. Após o empate no tempo regulamentar (1-1), ao qual se juntou o também empate em Alvalade (2-2), a partida teve que seguir para prolongamento, mas apenas na lotaria das grandes penalidades foi conhecido o vencedor de uma noite memorável. 

Gabriel Martinelli falhou o quarto penálti e Nuno Santos não perdoou no quinto, confirmando que o Sporting vai estar mesmo nos quartos de final da Liga Europa, num resultado que também assume uma importância preponderante no ranking de Portugal na UEFA. 

A noite no Emirates também ficou marcada pelo grande golo apontado por Pedro Gonçalves, que já está a correr mundo e que muitos apontam como candidato natural ao Prémio Puskas. 

Filme do jogo 

O Sporting entrou bem no Emirates e sem medo de ir para cima do Arsenal. Aos 13 minutos, Trincão foi protagonista do primeiro lance de grande perigo junto de uma das balizas, com o remate cruzado a passar muito perto do poste direito da baliza de Ramsdale. 

O conjunto inglês, por seu turno, estava mais contido, mas sempre que chegava ao último terço deixava a defesa do Sporting em sentido. Adán, aos 16 minutos, fez uma grande defesa, mas aos 19' não conseguiu mais do que atrasar o golo dos gunners. Ricardo Esgaio falhou um corte, Adán ainda negou o golo a Martinelli, mas Xhaka, na recarga, meteu a bola no fundo das redes e colocou o Arsenal na frente do marcador, e da eliminatória. 

Notícias ao Minuto Xhaka desfez o nulo aos 19 minutos. © Reuters  

O Arsenal ganhou confiança com golo, subiu no terreno e quase chegou ao segundo golo antes do intervalo, numa altura em que os defesas Tomiyasu e Saliba já haviam saído devido a lesão. Aos 30 minutos, Gabriel Jesus fez tudo bem, tirou vários defesas do caminho, mas Adán esticou-se todo e evitou a festa do avançado brasileiro. 

O Sporting respondeu com o aproximar do intervalo. St. Juste, aos 41 minutos, assinou uma arrancada pelo corredor central, mas o remate do central neerlandês passou por cima da trave. 

Antes do regresso aos balneários, novo lance de perigo dos leões, novamente através de uma iniciativa individual. Manuel Ugarte subiu até à grande área inglesa e arriscou o remate, perante a falta de linhas de passe, e apenas um desvio de Xhaka impediu que o empatasse ficasse restabelecido. 

Na segunda parte o Sporting entrou com vontade de fazer estragos e aos 62 registou-se o momento da noite em Londres. Pedro Gonçalves assinou o golo de uma vida, ao fazer uma 'chapelada' do tamanho do mundo a Ramsdale. Um tento que promete correr mundo e que restabeleceu a igualdade no marcador e na eliminatória. 

Passados dez minutos o Sporting teve uma oportunidade de ouro para dar a volta ao marcador. Ricardo Esgaio serviu, de bandeja, Edwards para o golo, mas o extremo inglês, isolado e na cara de Ramsdale, rematou à figura e permitiu a defesa. 

Os 90 minutos iam-se esgotando e os leões continuavam por cima da partida, deixando o Arsenal em sérios problemas e obrigando Arteta a lançar para dentro de campo 'pesos pesados' como Saka e Thomas Partey. O prolongamento acabaria mesmo por ser uma realidade, naquele que estava a ser o melhor período do Sporting em Londres. 

O Arsenal recuperou o nível após o tempo regulamentar e Trossard quase voltou a colocar os gunners em vantagem na partida, aos 95 minutos. Asneira de Essugo e o jogador belga ficou na cara de Adán, que defendeu e desviou a bola para... o poste. 

Notícias ao Minuto O lance de maior perigo da primeira parte do prolongamento. © Getty Images

O regresso do domínio inglês não trouxe, porém, frutos ao Arsenal e o empate mantinha-se ao fim dos primeiros 15 minutos suplementares.  

Na segunda parte do prolongamento manteve-se o Arsenal a comandar e a criar vários lances de perigo, mas Adán ia chegando para dar vazão a todas as encomendas. Os leões ainda ficaram reduzidos a dez unidades, devido à expulsão de Ugarte, por acumulação de amarelos, mas agarram-se com unhas e dentes ao empate e confirmaram as... grandes penalidades. 

Na lotaria dos penáltis (ou na prova de eficácia) foram os leões os mais felizes: Gabriel Martinelli permitiu a defesa de Adán na quarta volta e Nuno Santos acabou com o sofrimento e qualificou os leões com o quinto penálti. 

Momento do jogo: O golo de Pote é um autêntico monumento. Do meio-campo bateu Ramsdale e até os adeptos do Arsenal ficaram de boca aberta. 

Equipas iniciais 

ONZE DO ARSENAL: Ramsdale; Zinchenko, Saliba, Gabriel, Tomiyasu; Jorginho, Xhaka, Fábio Vieira; Nelson, Martinelli e Gabriel Jesus.  

ONZE DO SPORTING: Adán; Diomande, Inácio, St. Juste; Esgaio, Ugarte, Pedro Gonçales, Matheus Reis; Trincão, Edwards e Paulinho. 

Antevisão 

O Sporting visita, na noite desta quinta-feira, o Arsenal em jogo da 2.ª mão dos oitavos de final da Liga Europa. Os leões tentam fintar a história, uma vez que nunca ganharam aos gunners, depois do empate (2-2) verificado, precisamente há uma semana, em Alvalade (2-2).

Em Lisboa, recorde-se, os comandados de Amorim ainda conseguiram virar o resultado, por Gonçalo Inácio (34 minutos) e Paulinho (55'), em resposta ao golo inaugural de Saliba (22'), mas Morita marcou na própria baliza e restabeleceu, de forma involuntária, a igualdade (62').

Ainda assim, refira-se, os golos foram já não constituem qualquer tipo de vantagem extra, pelo que está tudo em aberto para o duelo desta noite no Emirates Stadium. 

Para este duelo, refira-se, o Sporting tem três baixas de peso. Sebastián Coates e Morita cumprem castigo, por conta de terem antigido o limite de amarelos em Alvalade, ao passo que Héctor Bellerín continua a contas com uma lesão que o impede, de resto, de voltar a uma casa que tão bem conhece. 

O encontro entre gunners e leões está agendado para as 20h00 e terá arbitragem do espanhol Mateu Lahoz. Siga, em direto, todas as incidências desta partida no Desporto ao Minuto

Leia Também: Pedro Porro reencontrou-se com o plantel do Sporting em Londres

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Juve Leo atira-se a Varandas após nulo: "Será que vai demorar..."

Sporting

Juve Leo atira-se a Varandas após nulo: "Será que vai demorar..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Autocar

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas