Águia de pólvora seca volta a cair na Luz e complica sonho das 'meias'

Nico Barella e Romelu Lukaku marcaram os golos que deixam o Inter mais próximo do apuramento para a fase seguinte da Liga dos Campeões. Águias de Roger Schmidt voltam a cair na Luz, três dias após a derrota frente ao rival FC Porto.

Notícia

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
11/04/2023 21:50 ‧ 11/04/2023 por Francisco Amaral Santos

Desporto

Liga dos Campeões

Crónica em atualização]

O Benfica foi derrotado, na noite desta terça-feira, pelos italianos do Inter (0-2), em jogo da 1.ª mão dos quartos de final da Liga dos Campeões. As águias acumulam, assim, a segunda derrota consecutiva, depois do desaire frente ao rival FC Porto, também na Luz, ao mesmo tempo que complicam, e muito, o sonho de agarrar uma vaga nas meias-finais da prova milionária.

Num jogo no qual a falta de eficácia foi notória, os italianos voltaram a aplicar a estratégia utilizada no Estádio do Dragão, nos ‘oitavos’ para saírem de Portugal com razões para sorrir. Os golos do Inter foram apontados por Barella (51') e Lukaku (82'). De resto, o Inter já não ganhava há seis jogos consecutivos.

O jogo da 2.ª mão, em Milão, está agendado para o próximo dia 19 de abril, uma quarta-feira. O Benfica está, por isso, obrigado a marcar pelo menos dois golos para levar a eliminatória para prolongamento.

Filme do jogo 

A primeira parte da partida entre Benfica e Inter foi dividida e contou com algumas oportunidades de golo, pese embora os primeiros 45 minutos acabassem por chegar ao fim sem qualquer golo marcado na Luz.

A primeira grande ocasião até pertenceu ao Benfica, que entrou melhor, mas Rafa Silva, aos 16 minutos, não teve pontaria suficiente para bater André Onana, que defendeu o remate do avançado português a dois tempos.

O Inter apenas tentou controlar o jogo a partir dos 20 minutos, dando uns passes em frente no campo para ocupar o meio-campo do adversário. Odysseas teve o primeiro grande susto aos 25 minutos, altura em que Acerbi decidiu arriscar o remate a longa distância e quase surpreendeu o guardião grego.

Este pequeno susto acordou o Benfica, que voltou a conseguir soltar-se das amarras e arrancar em momento ofensivo, conseguindo causar calafrios à defesa do Inter.

O Inter, por seu turno, apostava as fichas nos lances de contra-ataque e à beira do intervalo esteve mesmo à beira de quebrar o nulo na Luz. Nico Barella cruzou para o segundo poste, onde estava Federico Dimarco, que tentou servir, de primeira, Lautaro para o o golo, mas a bola atravessou toda a grande área encaranda sem que nenhum jogador do Inter conseguisse fazer o desvio para as redes à guarda de Odysseas.

O árbitro inglês entendeu não haver motivos para aplicar descontos e deu por terminada a primeira parte do jogo assim que os 45 minutos foram esgotados.

O empata mantinha-se, assim, na Luz e até se pode dizer que o Benfica podia a agradecer pela falta de pontaria do Inter nos instantes finais.

A segunda parte até parecia ter começado melhor para o Benfica, mas logo aos 51 minutos Nico Barella despejou um ‘balde de água gelada’ na Luz, depois de marcar de cabeça, após cruzamento teleguiado de Alessandro Bastoni. 

O Benfica reagiu prontamente e poderia ter chegado ao empate apenas cinco minutos depois. João Mário teve paciência, furou a defensiva do Inter, entrou na grande área, cruzou rasteiro, mas ninguém aproveitou para rematar para o fundo da baliza de Onana. 

O Inter, por sua vez, ficou mais confortável no jogo e Simone Inzaghi não perdeu tempo em ajustar a equipa: Dzeko e Dimarco saíram à hora de jogo para dar lugar a Lukaku e Gosens. 

Roger Schmidt não deixou o treinador adversário sem resposta e lançou David Neres logo depois, retirando Florentino Luís de campo. Com esta mexida, Fredrik Aursnes recuou no terreno para fazer dupla no meio-campo com Chiquinho. 

O extremo brasileiro entrou bem, mas o Benfica continua a acusar problemas na finalização. Grimaldo, aos 73 minutos, dispôs de uma grande ocasião para empatar a partida, mas o remate do lateral espanhol saiu um pouco ao lado da baliza. 

O Inter acabaria mesmo por chegar ao segundo golo, através de uma grande penalidade, vislumbrada pelo VAR. João Mário tocou a bola com a mão e Romelu Lukaku (82') não perdoou no frente a frente com Odysseas. 

A história do jogo terminou nesse momento com o Inter a levar de vencida o Benfica em mais um jogo para esquecer para Roger Schmidt. 

No dia 19 de abril há novo embate entre Benfica e Inter, desta vez em solo italiano. A missão das águias é clara: vencer por dois golos para levar, pelo menos, a eliminatória para prolongamento. Uma missão que, diga-se, adivinha-se complicada.

Momento do jogo: O golo de Barella era tudo aquilo que não podia acontecer ao Benfica. O Inter aproveitou bem o momento e atirou as águias ao tapete nos instantes finais. 

Equipas iniciais 

ONZE DO BENFICA: Vlachodimos; Gilberto, António Silva, Morato, Grimaldo; Chiquinho, Florentino; Rafa Silva, João Mário, Aursnes; Gonçalo Ramos.

ONZE DO INTER: Onana; Bastoni, Acerbi, Darmian; Dimarco, Mkhitaryan, Brozovic, Barella,  Dumfries; Lautaro Martínez e Dzeko.

Antevisão 

O Benfica disputa esta terça-feira o primeiro de dois jogos diante do Inter para os quartos de final da Liga dos Campeões. As águias tentam seguir em frente na prova milionária e o sorteio ditou um duplo confronto com o carrasco do rival... FC Porto. Curiosamente, a equipa comandada por Roger Schmidt chega a esta noite europeia depois de uma derrota, a segunda da época, frente aos dragões. 

Alexander Bah e Nicolás Otamendi são as grandes baixas para o jogo na Luz. O primeiro lesionou-se no Clássico da passada sexta-feira, ao passo que o capitão argentino tem de cumprir castigo por conta de ter atingido o limite de cartões amarelos na 2.ª mão dos oitavos de final, diante do Club Brugge. 

O Benfica, recorde-se, não ultrapassa os quartos de final da Liga dos Campeões desde 1992/19, altura em que a Taça dos Campeões deixou de existir. 

O pontapé de saída da partida entre Benfica e Inter está agendado para as 20h00 e terá arbitragem do inglês Michael Oliver. Siga, em direto, todas as incidências no Desporto ao Minuto

Leia Também: Schmidt vai ter de mexer. O onze provável do Benfica para receber o Inter

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Grace Jackson entra em 'Love Island' e deixa jogador Marcus Rashford

Marcus Rashford

Grace Jackson entra em 'Love Island' e deixa jogador Marcus Rashford

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Autocar

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas