As despedidas nunca são fáceis e Espanha chorou, este domingo, uma perda incalculável. O país vizinho chorou a morte de um comunicador nato, de uma lenda da rádio, de um cantor, de um monstro dos microfones. Chorou a morte de Pepe Domingo Castaño, aos 80 anos.
A rádio espanhola não poderia ser entendida sem a figura de Pepe Domingo Castaño. O seu extenso currículo é testemunhado por quatro prémios Ondas, o Prémio Nacional de Artes e Ciências e o Prémio de Rádio Joaquín Prat atribuído pela Academia Espanhola de Rádio.
Depois de ter começado a trabalhar numa rádio local e de ter chegado a trabalhar como contabilista numa empresa em Padrón, na Galiza, Pepe Domingo Castaño fez as malas em 1966 e rumou a Madrid para começar uma nova vida. Começou a sua carreira em La Voz de Madrid como apresentador do programa El Club musical. Em seguida, ingressa na Radio Centro, onde começou a ganhar fama graças ao programa Discoparada. Mais tarde, iniciou a sua carreira musical em grupos como Los Ibéricos e Los Blue Sky, para depois cantar a solo e ter um grande impacto, especialmente na América do Sul.
¡Así comenzó el primer Tiempo de Juego sin Pepe Domingo Castaño!#PepeDomingoCastaño pic.twitter.com/DjFm2lfO7R
— Tiempo de Juego (@tjcope) September 17, 2023
Depois, teve as suas primeiras aparições radiofónicas com o programa El gran musical na Radio Madrid, antes de se tornar uma das grandes vozes do jornalismo espanhol. Em 1988, tornou-se parceiro de Paco González no Carrusel Deportivo da Cadena SER, onde se tornou uma referência como locutor e pela sua forma de cantar os anúncios publicitários. Os dois transformaram-se na melhor dupla da rádio espanhola e levaram o programa a ser líder de audiências durante 18 anos. A forma fresca de informar e o carácter divertido do programa tornaram-no único.
El homenaje de 'Carrusel Deportivo' a Pepe Domingo Castañohttps://t.co/05NKDrpFPk
— Cadena SER (@La_SER) September 17, 2023
Após o despedimento de Paco González, Pepe Domingo Castaño fez as malas com o seu inseparável companheiro para iniciar uma aventura de sucesso no Tiempo de Juego na Cadena Cope. Em 2013 apanhou um susto com um ataque cardíaco, do qual recuperou totalmente e continuou a sua carreira de vento e popa até este domingo.
Pepe Domingo Castaño recebeu uma ovação à escala nacional. Desde o minuto de silêncio no Bernabéu, a outros mais recintos desportivos, também as homenagens se prolongaram à política e a todos os meios de comunicação social do país.
Florentino Pérez se rinde ante Pepe Domingo Castaño
— Tiempo de Juego (@tjcope) September 17, 2023
️ "El mejor periodista deportivo que hubo en la historia"https://t.co/cDO4uKyWcY