"A Liga dos Campeões não pode castrar a nossa ambição de ganhar"

Artur Jorge, treinador do Sporting de Braga fez a antevisão ao duelo diante do Napoli para a Champions.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
19/09/2023 16:36 ‧ 19/09/2023 por Notícias ao Minuto

Desporto

Artur Jorge

Adversário de qualidade: Tem muita qualidade individual que se traduz na força do coletivo. Apesar de ter mudado de treinador, e tendo sido dominador na Serie A no ano passado, é uma equipa que mantém essa força que teremos de contrariar. Amanhã vamos apresentar uma equipa de qualidade e com a mesma ambição para podermos ser competitivos e discutir o jogo.

Readaptação para outro contexto: Será diferente não no que será a nossa ambição e determinação, mas por aquilo que é a mais valia dos nossos oponentes. Estamos num grupo com três equipas muito fortes, onde seremos postos à prova com uma exigência máxima. Teremos de ter uma readaptação à abordagem ao jogo, que será mais rigorosa e comprometida para podermos estar ao nível daquilo que o jogo nos possa trazer. Vamos ter pela frente o campeão italiano que é uma equipa fortíssima. Temos possibilidades de termos a capacidade de discutir o jogo até ao fim.

Ambição incutida nos jogadores: Tenho falado constantemente, independentemente da competição em que possamos estar, que um dos pontos fundamentais é termos a ambição de ganhar e de nunca nos cansarmos de ganhar. A verdade é que não resposta a coisa nenhuma. Será sempre melhor podermos ganhar em cima de ganhar. Quando falamos desta ambição, é um sentimento de missão cumprida em termos daquilo que é o objetivo e da preparação que teremos para cada um dos jogos. Sabemos o contexto em que estamos e aquilo que é necessário termos em termos de coerência e exigência que vamos ter na competição. Que não seja uma competição que nos castre a ambição nem o gosto de a podermos competir. Que seja uma competição em que possamos ser leves e disfrutar dela, mas sempre com mentalidade ganhadora. 

Usar a Champions como forma de libertar a equipa do que foi o início de época na I Liga: Olhamos sempre para a Liga. Temos 9 jogos e ganhámos 6. O arranque na Liga é que não é coincidente com as nossas ambições. Temos de olhar para esta competição com a mesma ambição, mas sem a obrigação. Isto pode aligeirar a carga emocional sobre os jogadores. Não vamos jogar por jogar, mas desfrutar com o sentimento da ambição que eu quero que possamos ter em termos de equipa. Estamos inseridos num grupo competitivo e numa competição em que queremos estar. Esta competição nunca pode ser um problema para nós. Tem de ser a solução que apresentámos para aquilo que é o nosso crescimento enquanto equipa e clube. Amanhã vamos ter um Braga que não se vai encolher frente a um adversário, mas sim procurar ganhar o jogo. Este é também o ADN da equipa. Só dessa forma conseguimos continuar a crescer de forma proveitosa em termos coletivos.

Duelo com o Napoli é um confronto direto por uma vaga nos 'oitavos'? Uma vez que não houve nenhum jogo ainda, será sempre prematuro dizermos que este jogo terá mais importância do que o segundo ou o terceiro. Nesta altura há quatro equipas que vão procurar dar o seu melhor e que amanhã terão o seu primeiro jogo para poder aferir e avaliar aquela que é a sua real capacidade.

Reflexões após derrota em Faro: É uma reflexão normal e natural que faço em cima de derrotas ou vitórias. Este jogo em nada alterou o que foi a nossa abordagem em termos de trabalho diário. Temos quatro dias para poder em função deste Napoli. Não tenho dúvidas sobre o onze que irei apresentar amanhã. Tenho procurado ser sempre coerente ao dizer que o jogo que virá será sempre o mais importante e será sempre aquele em que apresentamos a melhor equipa.

Que Napoli espera amanhã: De uma forma geral, espero um Napoli muito forte. Tivemos a oportunidade de ver o jogo frente à Lazio que perderam, o jogo frente ao Genoa em que recuperaram e empataram o jogo. É uma equipa que nos deixa alerta porque procurará ser forte na abordagem ao jogo. Aquilo que mais me preocupa é que Sporting de Braga possamos ter para que possamos ter o foco interno. Iremos ter um Braga em busca daquilo que possa ser a competitividade adequada para que possamos vencer o jogo.

José Fonte, com 40 anos, a marcar Osimhen preocupa-o? Diria que aquilo que é a minha preocupação é como é que os centrais no Napoli vão segurar o Banza, o Abel Ruiz, o Alvaro Djaló, o Bruma. Estamos a falar de centrais na casa dos 30 anos também. 

Braga tem mais jogos nas pernas. Influencia alguma coisa? A parte física não influencia nada. Temos mais cinco jogos, mas nesta altura nada isso influencia.

Filosofia de Rudi Garcia: É uma equipa que joga em 4-3-3, com dois alas muito abertos e um ponta de lança que forte no ataque à profundidade. É uma equipa que procura dar muita largura com bola, com três médios muito móveis. Alterna entre uma construção a quatro e a três, mas sempre mantendo largura através dos laterais e dos alas, com o ponta de lança a ser uma referência na finalização das jogadas.

Opinião sobre o que espera da partida: Há uma opinião generalizada de que o jogo será mais difícil para o Braga. Daquilo que pude ler e ouvir, há esse sentimento. Em termos teóricos, podemos apontar o Napoli como favorito ao jogo. No entanto, a parte teórica não invalida a nossa ambição e determinação para tentar contrariar. Queremos ter uma equipa que pode superar o adversário.

Leia Também: Definidos os árbitros para o Benfica-Salzburgo e o Sp. Braga-Napoli

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Inglaterra de luto pela morte do campeão mundial George Eastham

Óbito

Inglaterra de luto pela morte do campeão mundial George Eastham

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Museu do Caramulo

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas