A FIFA confirmou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao início da tarde desta quarta-feira, que o Campeonato do Mundo irá ser organizado, de forma conjunta, por Portugal, Espanha, Marrocos, Argentina, Paraguai e Uruguai.
Os três primeiros encontros da competição (que festeja a centenária edição) irão realizar-se nos três países sul-americanos, sendo que a partida inaugural terá lugar "no mítico Estádio Centenário, em Montevideu, no Uruguai".
"O Conselho da FIFA também acordou, em unanimidade, que a única candidatura para organizar o Mundial'2030 será a conjunta entre Marrocos, Portugal e Espanha. Dois continentes, África e Europa, unidos, não apenas numa celebração do futebol, mas também na garantia de uma coesão social e cultural única", afirmou o presidente, Gianni Infantino.
"Que grande mensagem de paz, tolerância e inclusão. Em 2030, vamos ter uma pegada global única, de três continentes - África, Europa e América do Sul - e seis países - Argentina, Marrocos, Paraguai, Portugal, Espanha e Uruguai - a dar as boas -vindas e a unir o mundo enquanto celebram, juntos, o belo jogo, o centenário e o Mundial", acrescentou.
A FIFA explicou, ainda, que Portugal, Espanha e Marrocos estão automaticamente apurados para este torneio, na condição de anfitriões, ao contrário do que acontece com Argentina, Paraguai e Uruguai, cuja presença tem um aspeto simbólico.
Leia Também: Depois da UEFA, a FIFA anuncia regresso de russos (sem hino nem bandeira)