Jean-Clair Todibo está no centro da mais recente polémica do futebol francês, ao ser apanhado a rir, em pleno minuto de silêncio, de homenagem ao professor francês que foi assassinado por um extremista islâmico numa escola na passada sexta-feira, e a Comissão Nacional de Ética já lhe pediu explicações sobre o comportamento protagonizado antes da partida entre Países Baixos e França.
"Pedimos oficialmente ao Sr. Todibo explicações sobre a sua atitude incompreensível durante o minuto de silêncio. Se estas explicações não forem satisfatórias, encaminharemos o assunto à Comissão Disciplinar da Federação Francesa de Futebol para tratar do caso. De momento não há informações sobre uma possível sanção ao jogador, mas a Comissão de Ética parece determinada em ser intransigente face a qualquer comportamento inapropriado", explicou Patrick Anton, esta segunda-feira, citado pelo AS.
A Federação Francesa de Futebol ainda não reagiu de forma oficial à polémica, mas tudo leva a crer que Todibo, que assinou uma curta passagem pelo Benfica em 2020/21, já terá sido advertido pelo momento protagonizado, e que foi amplamente difundido nas redes sociais.
Recorde-se que horas antes da partida, que acabou por confirmar o apuramento de França para o Euro'2024, um professor havia sido morto numa escola secundária de Arras (norte de França) por um russo-checheno de 20 anos num ataque islamita que feriu ainda mais três pessoas. O caso motivou uma rápida ação do Governo francês, com a primeira-ministra, Élisabeth Borne, a elevar o alerta antiterrorista Vigipirate ao mais alto nível.
Leia Também: Polémica em França por atitude de ex-Benfica em pleno minuto de silêncio