O bilionário britânico Sir Jim Ratcliffe concordou em comprar uma participação de 25% no Manchester United, no valor de cerca de 1,25 mil milhões de libras, cerca de 1,437 milhões de euros. Como parte do acordo, o Grupo Ineos de Ratcliffe assumirá o controlo das operações de futebol do clube.
Ratcliffe, de 71 anos, também fornecerá 300 milhões de dólares, 344 milhões de euros, para investimentos futuros em Old Trafford.
O anúncio surge 13 meses depois de os proprietários do clube, a família Glazer, terem declarado que estavam a considerar a venda para "explorar alternativas estratégicas".
A família americana comprou o clube por 790 milhões de libras, em 2005. O United tem-se debatido em campo esta época e não vence a Premier League desde 2013, ao mesmo tempo que tem havido protestos regulares contra a propriedade dos Glazer.
Nascido em Manchester, Ratcliffe é presidente da empresa petroquímica Ineos e afirma ser um "apoiante vitalício do clube". Em comunicado, afirma: "Embora o êxito comercial do clube tenha assegurado sempre a existência de fundos disponíveis para a conquista de troféus ao mais alto nível, este potencial não foi plenamente aproveitado nos últimos tempos. Vamos trazer o conhecimento global, a experiência e o talento de todo o grupo Ineos Sport para ajudar a impulsionar novas melhorias no clube, ao mesmo tempo que disponibilizamos fundos destinados a permitir futuros investimentos em Old Trafford."
Leia Também: Manchester United 'estragou' ajuda de Ferguson para contratar Bellingham
Leia Também: Novo 'embaraço' do Manchester United após incidente com frango cru