O Sporting desloca-se até ao Algarve, ao Estádio Municipal de Portimão, para um embate com o Portimonense, na 15.ª jornada do campeonato português. É o último jogo dos leões no ano de 2023 e o último desafio da I Liga antes do ano novo.
É um duelo entre duas equipas com ambições distintas. O Sporting segue em primeiro lugar, com 34 pontos, mais um que o Benfica e mais três do que o FC Porto. Já o Portimonense, de Paulo Sérgio, está na 13.ª posição, na luta pela manutenção.
O historial recente dá clara vantagem à equipa de Rúben Amorim. O Sporting ganhou os últimos dez jogos contra a equipa algarvia. A última vitória do Portimonense aconteceu na época 2018/19, 4-2 em casa.
Rúben Amorim enfrenta as ausências de Sebastian Coates, Jeremiah St. Juste, Gonçalo Inácio, Morten Hjulmand e Ivan Fresneda. O setor defensivo, portanto é o mais afetado, enquanto o Portimonense apresenta-se praticamente na máxima força.
Treinadores
Paulo Sérgio:
Análise. "A qualidade do Sporting é top, provavelmente a equipa que está mais forte neste momento na Liga, mais confiante, com uma onda à volta da mesma muito positiva. Portanto, está a viver um momento muito fantástico e nós reconhecemos tudo isso. É o primeiro passo para nos prepararmos para a batalha."
Concentração é o foco. "Temos de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para tirar algo positivo do jogo. E isso começa sempre por nós conseguirmos ser competitivos, sermos concentrados, não darmos brindes."
Rúben Amorim:
Experiência de Paulo Sérgio. "É sempre uma equipa muito difícil, com um treinador muito experiente. Se calhar, tem o trabalho mais difícil da nossa Liga, porque tentamos estudar a equipa do Portimonense, olhamos para a diferença dos jogadores de uma época para a outra, e vemos a quantidade de jogadores que ele traz dos sub-23, o que torna muito difícil criar uma ideia de jogo."
Maleabilidade tática. "É um jogo muito difícil, contra uma equipa na qual não sabemos bem o que vamos encontrar. Há duas semanas, jogou com três centrais, depois, jogou com quatro defesas, depois voltou a meio de um jogo... É difícil. Vamos olhar um pouco para as individualidades, para aquilo que poderá acontecer, num jogo perigoso, onde as bolas paradas vão ser importantes."
Últimos resultados
Portimonense: V-D-D-E-D
Sporting: V-D-V-V-V
Últimos onzes
Portimonense: Vinicius Silvestre, Guga, Filipe Relvas, Pedrão, Gonçalo Costa, Dener, Lucas Ventura, Hélio Varela, Carlinhos, Sylvester Jasper, Paulinho
Sporting: Franco Israel, Luís Neto, Gonçalo Inácio, Matheus Reis, Ricardo Esgaio, Daniel Bragança, Morten Hjulmand, Nuno Santos, Francisco Trincão, Paulinho, Pedro Gonçalves.
Ausências
Portimonense: Midana Cassamá (suspensão)
Sporting: Sebastian Coates, Jeremiah St. Juste,Ivan Fresneda (lesões) Gonçalo Inácio e Morten Hjulmand (suspensão)
Leia Também: Casa Pia quer combater poderio do Sp. Braga com "ambição e organização"
Leia Também: Paulo Sérgio diz que Portimonense tem de saber parar Sporting confiante