Notas do Benfica-Famalicão: Rafa agitou dentro e fora das quatro linhas

Avançado português foi a grande figura da partida, ao estar diretamente ligado aos três golos do Benfica, mas também assumiu protagonismo após o apito final, admitindo um cenário de saída no final da temporada.

Notícia

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
30/12/2023 08:00 ‧ 30/12/2023 por Francisco Amaral Santos

Desporto

Análise

O Benfica terminou o ano de 2023 com uma vitória categórica diante do Famalicão (3-0), registada na noite de ontem, em jogo da 15.ª jornada da I Liga. A formação de Roger Schmidt também assumiu a liderança provisória do campeonato, ficando à espera que o Sporting não conseguia vencer, na noite deste sábado, na visita ao Portimonense, para poder virar o ano no primeiro lugar da tabela classificativa. 

O resultado foi bem melhor do que a exibição das águias, que em alguns momentos estiveram mais perto de consentir o empate do que alargar a vantagem. No entanto, e perante um vasto rol de ausentes, o Benfica acabaria por resistir à investida famalicense e carimbar um importante triunfo que coloca pressão adicional no rival da segunda circular. 

Com Tomás Araújo e Tiago Gouveia a alinharem de início, os comandados de Schmidt acabaram por ser guiados por... um velho conhecido. 

Vamos aos destaques. 

A figura

Rafa Silva fez de tudo e esteve envolvido nos três golos apontados pelo Benfica na noite ontem. Primeiro assistiu para o golo de Arthur Cabral, aos 30 minutos, carimbou a vitória aos 85', no momento de maior pressão do Famalicão, e voltou a assistir para o terceiro e último golo da noite, assinado por Musa. 

Depois de tudo isto, o camisola 27 das águias foi à flash interview acionar todos os alarmes, admitindo que poderá mesmo sair do Benfica no final da temporada, altura em que termina o contrato que liga as partes. 

Feitas as contas, Rafa agitou dentro e fora das quatro linhas. 

Rafa abre porta de saída do Benfica: "É disto que vou ter saudades"

As palavras do avançado encarnado, aos microfones da BTV, depois da vitória do Benfica diante do Famalicão (3-0).

Notícias ao Minuto | 20:54 - 29/12/2023

A surpresa 

João Neves continua a surpreender, depois de ter confirmado que neste ano de 2023 que já é uma certeza no futebol mundial. Não tem medo de pegar no jogo e de avançar com a bola nos pés mesmo perante uma 'muralha' de adversários. Foi dele que nasceu o lance do primeiro golo, tirando um rival da frente com uma finta de corpo, antes de lançar Rafa em velocidade pelo corredor direito. Craque dos pés à cabeça. 

A desilusão

Jhonder Cádiz foi presa fácil para António Silva e Tomás Araújo. O avançado que até já passou pelo Benfica nunca conseguiu incomodar verdadeiramente Trubin durante o tempo em que esteve em campo. De resto, o perigo do Famalicão chegava praticamente de todo o lado menos por parte de Cádiz. 

Os treinadores 

Roger Schmidt

Na véspera Schmidt havia desvalorizado as ausências de Di María e Otamendi e a verdade é que o jogo acabaria por lhe dar razão. Tiago Gouveia conseguiu disfarçar a ausência do extremo argentino, pese embora tenha perdido fulgor na segunda parte, ao passo que Tomás Araújo também esteve muito certinho na hora de ocupar o lugar do capitão Otamendi. O técnico alemão soube - ao contrário do que muitas vezes acontece - mexer na equipa em tempo útil, numa fase em que o Famalicão parecia estar cada vez mais perto de chegar ao empate. 

João Pedro Sousa

O treinador do Famalicão tinha prometido que a sua equipa iria à Luz em busca da vitória e é justo dizer que acabou traído pela vontade de chegar ao empate na segunda parte. O Famalicão mostrou bom futebol, tem jogadores capazes de chegar a outros patamares, mas a manta ficou curta com o passar dos minutos. 

O árbitro 

A noite foi trabalhosa para André Narciso, mas o árbitro que marcou presença na Luz quase sempre decidiu bem e adotou por um critério mais largo, permitindo que o jogo corresse sem muitas interrupções. Negou um penálti para cada uma das equipas. 

Leia Também: Schmidt responde às palavras de Rafa: "Uma coisa tenho a certeza..."

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Afinal, colega de Cristiano Ronaldo vai morar na Arábia Saudita

Arábia Saudita

Afinal, colega de Cristiano Ronaldo vai morar na Arábia Saudita

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2050
2Benfica2044
3FC Porto2042
4Sp. Braga2040
5Santa Clara2035
6Casa Pia2030
7Vitória SC2029
8Estoril2027
9Famalicão2024
10Rio Ave2024
11Moreirense2023
12Gil Vicente2022
13Arouca2022
14C.D. Nacional2019
15AVS2018
16Estrela2017
17Farense2015
18Boavista2012
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Miguel Oliveira em destaque no segundo dia de testes em Sepang

MotoGP

Miguel Oliveira em destaque no segundo dia de testes em Sepang

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas