O emparelhamento dos quartos de final e das meias finais da Taça de Portugal, definidos nesta segunda-feira por sorteio, na Cidade do Futebol, a sede da FPF, abriu caminho para um eventual dérbi lisboeta nas meias finais da competição.
Os vencedores das eliminatórias entre União de Leiria-Sporting e Vizela-Benfica vão defrontar-se. Se ambos os clubes de Lisboa vencerem os respetivos adversários, encontram-se antes da final do Jamor.
A última vez que isso aconteceu foi em 2018/19, a derradeira vez em que os dois clubes se defrontaram na competição. Aí, o Sporting foi mais forte pelo desempate por golos fora de casa, depois de um 2-2 no agregado. Os leões vieram a ganhar a Taça de Portugal.
No duelo histórico, em 37 jogos, o Sporting leva vantagem com 19 vitórias sobre 16 do Benfica. Dois jogos acabaram empatados. O Benfica marcou 64 golos, enquanto os rivais da Segunda Circular obtiveram 74. O resultado mais alargado em confrontos da Taça foi um 5-0 favorável ao Benfica, em 1985/86.
Uma coisa é certa: uma das equipas não vai disputar a final. A última vez que tal aconteceu entre os dois rivais de Lisboa foi em 1996, com os encarnados a ganhar 3-1 aos leões, com João Vieira Pinto a marcar um bis. No mesmo sorteio desta segunda-feira, o FC Porto calhou com o Santa Clara, dos Açores.
Leia Também: Santa Clara vence em Leiria e salta para a liderança da II Liga