O Equador foi 'invadido' nas últimas horas por uma história com contornos muito polémicos. O Independiente del Valle anunciou, na sexta-feira, a rescisão de contrato com Alexander Bolaños. Até aqui tudo normal, até porque esta situação pode ocorrer, não fosse o futebolista ter sido demitido por... falsificação de documentos.
Alexander David Bolaños Casierra é, afinal, Jancer Romario Bolaños Casierra. O futebolista terá usado a identidade do irmão mais novo e mentiu também na data de nascimento. O jogador agora despedido não terá nascido em dezembro de 1999, mas sim em maio de 1994. Ou seja, Jancer Bolaños tem 30 anos de idade e não apenas 24.
"O Independiente del Valle informa que rescindiu o contrato com Alexander Bolaños por falsificação de documentos, uma vez que a entidade responsável e administradora do futebol equatoriano comprovou e puniu o jogador. O clube sente muito por esta situação dececionante. Expressamos o nosso total repúdio a este tipo de práticas no futebol do Equador", lê-se, em comunicado emitido pelo conjunto equatoriano, que não deverá ser sancionado por este crime.
Comunicado Oficial | pic.twitter.com/UoTCItrqf8
— Independiente del Valle (@IDV_EC) July 19, 2024
O caso começou a ser investigado em abril passado, na sequência de uma denúncia feita pelo empresário Genaro Huacón, que assumiu ter ajudado na alteração dos documentos, em 2012.
"Levei-o para Portoviejo. Nesse momento não se podia fazer a transferência por causa da idade e então fizemos uma mudança de nome e da data de nascimento. Ele não se chama Alexander, mas sim Romario, é esse o verdadeiro nome. Mudámos tudo na cédula. Está adulterada a data de nascimento também. É mais velho do que os 24 anos. Tive e tenho a cédula original. Em 2016 o tio dele ofereceu-me dinheiro em troca do meu silêncio. Mas desde então nunca me pagaram nada. Se me tivessem pagado, eu não teria dito nada", referiu o agente na altura.
Entretanto, a Federação de Futebol do Equador também emitiu um comunicado oficial e confirmou a suspensão de três anos a Bolaños. Até ao momento, o futebolista de 30 anos já tinha passado pelos chilenos do Colo Colo, Deportes Concepción e Club O'Higgins. No Equador, representou o Barcelona SC, Águilas Santo Domingo e Técnico Universitario.
Comunicado Oficial pic.twitter.com/ZFoiM0x40O
— FEF 🇪🇨 (@FEFecuador) July 19, 2024
Leia Também: Incrível. Australiano amputa parte de dedo para ir aos Jogos Olímpicos
Leia Também: Quer ser selecionador de Inglaterra? Estes são os requisitos necessários