Há mais um diploma olímpico para Portugal nos Jogos Olímpicos Paris'2024. A lançadora portuguesa Jéssica Inchude terminou a final do lançamento do peso no oitavo posto, com a melhor marca a ficar nos 18.41 metros.
A atleta do Sporting, que se estreou nas competições olímpicas, entrou para a final com boas perspetivas de terminar nos lugares cimeiros e deu entrada na prova com um lançamento de 18.16 metros. Seguiu-se o tal de 18.41m e um lançamento nulo à terceira tentativa.
Já nos três lançamentos finais, Inchude lançou a 18.32 metros, que não melhorou a marca já obtida, e somou duas outras tentativas nulas.
Este foi o décimo primeiro diploma olímpico alcançado por atletas portugueses nestes Jogos Olímpicos, depois de Ricardo Batista (6.º no triatlo), Vasco Vilaça (5.º no triatlo), Inês Barros (8.ª no tiro com arco), Gabriel Albuquerque (5.º na ginástica de trampolins), Nélson Oliveira (7.º no ciclismo de pista), Ricardo Batista, Melanie Santos, Vasco Vilaça e Maria Tomé (5.º estafeta mista de triatlo), e Diogo Costa e Carolina João (5.º na vela).
A outra portuguesa presente no concurso, Eliana Bandeira, foi 15.ª classificada, permanecendo o quarto lugar de Auriol Dongmo, em Tóquio2020, como a melhor classificação lusa de sempre no lançamento do peso feminino.
Leia Também: Jéssica Inchude na final do lançamento do peso. Eliana Bandeira eliminada