Antigo adjunto de Pep Guardiola no Manchester City, Arteta, de 42 anos, assumiu o comando dos 'gunners' no decorrer da temporada 2019/20, temporada em que venceu a Taça de Inglaterra, somando mais duas Supertaças.
Na última temporada, o antigo médio esteve perto de levar o Arsenal ao seu primeiro título da Liga inglesa desde 2003/04, mas acabou, pelo segundo ano consecutivo, no segundo lugar, embora tenha levado a decisão até à última jornada.
Em 2023/24, o Arsenal conseguiu o recorde de vitórias (29) e golos (91) numa só temporada da Premier League, números, contudo, insuficientes para superar o Manchester City.
"Estou extremamente orgulhoso, muito entusiasmado e ansioso pelo que está para vir. [...] Sou muito sortudo por trabalhar todos os dias com boas pessoas e com a ambição que temos aqui. Sinto-me inspirado, desafiado, apoiado e quero fazer muito mais do que o que já fizemos até agora", referiu.
Josh Kroenke, copresidente do Arsenal, disse que todos no clube estão "entusiasmados por renovar o contrato" de Mikel Arteta, "um treinador dinâmico e apaixonado, em constante busca pela excelência".
O Arsenal é um dos adversários do Sporting na Liga dos Campeões, visitando o campeão português em 26 de novembro, na quinta jornada.
Leia Também: Arteta e Arsenal chegam a acordo para a renovação de contrato