A espera chegou ao fim. É já esta segunda-feira, a partir das 20h00 (hora de Portugal Continental), que o Sporting irá entrar em ação na tão aguardada 'nova' Liga dos Campeões, que conta com um formato inédito... e um 'baú' ainda mais recheado.
O Lille será o primeiro de oito adversários que a equipa orientada por Rúben Amorim terá pela frente, numa fase de liga totalmente aberta a 36 participantes, em que os oito primeiros seguem diretamente para os oitavos de final, os 16 seguintes disputam um playoff e os restantes são eliminados.
Um desafio inédito para o conjunto verde e branco, que surge na sequência de um arranque de temporada 'demolidor', no campeonato português, em que este somou por vitórias as cinco primeiros jornadas, o que lhe valeu a liderança isolada.
Pela frente, os leões terão uma equipa num estado bem mais fragilizado, visto que vem de um ciclo de três derrotas consecutivas, perante Slavia Praga, Paris Saint-Germain e Saint-Étienne, pelo que procurar reerguer-se, na prova milionária.
O Sporting-Lille irá contar, de resto, com a arbitragem do juiz lituano Donatas Rumsas, o mesmo que, na passada temporada, apitou o triunfo alcançado pelo eterno rival, o Benfica, sobre o Toulouse, por 2-1, na primeira mão dos playoffs de acesso aos 'oitavos' da Liga Europa.
Treinadores em discurso direto
Rúben Amorim
Lille: São uma equipa fisicamente muito forte, muito dotada tecnicamente, com um grande avançado, que tem uma grande qualidade, três centrais muito rápidos, e temos tido jogadores na frente com muita capacidade, que vão ter mais dificuldades nesse aspeto. Será um jogo de espelhos, em que teremos de ser inteligentes, porque eles jogam daquela maneira de jogo partido todas as semanas, e nós não. Às vezes, isso faz a diferença, fisicamente.
Incerteza em torno de Gyokeres: O que quero é que o Viktor não se sinta pressionado com todas as perguntas, como se o futuro dele dependesse da Liga dos Campeões. Quanto a mim, o futuro dele depende mais de melhorar algumas ações defensivas, a abordagem no jogo técnico, saber melhor os tempos de jogo... Os treinadores de topo de certeza que olham para esses momentos, e o Viktor pode melhorar. Agora, a capacidade de fazer golos, da pujança física, de poder jogar em qualquer campeonato do mundo... É muito claro para toda a gente.
Ambições elevadas: O nosso objetivo é ser bicampeões, o nosso objetivo é ir longe na Liga dos Campeões, o nosso objetivo é vencer a Taça de Portugal e a Taça da Liga. Para isso, vamos ter de rodar os jogadores todos e ter sorte nas lesões e nos castigos.
Bruno Genésio
Gyokeres impressiona: "O que mais respeito no Sporting é o coletivo. É uma equipa muito organizada em termos defensivo e ofensivo e tem muito talento. Tem um jogador que está a ultrapassar todas as fasquias, estou, é claro, a falar de Gyökeres. O Sporting não deixa de ser um grande clube e Gyökeres é um dos grandes avançados na Europa hoje em dia. Não posso deixar de o citar".
Elogios para o Sporting, mas...: "Vamos defrontar uma excelente equipa, invicta desde o início da época e com muita experiência, qualidade e organização, tanto em termos defensivos como ofensivos. Mas estamos aqui para disputar o jogo pelo jogo, temos de ter qualidade para enfrentar a equipa que vamos encontrar e, claro, ter a capacidade para colocar problemas".
Últimos resultados
Sporting: V-V-V-V-V
Lille: V-V-D-D-D
Últimos onzes
Sporting: Franco Israel; Geovany Quenda, Zeno Debast, Gonçalo Inácio, Matheus Reis, Nuno Santos; Morten Hjulmand, Daniel Bragança; Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Viktor Gyokeres.
Lille: Lucas Chevalier; Tiago Santos, Alexsandro Ribeiro, Gabriel Gudmundsson, Thomas Meunier, Bafodé Diakhité; Benjamin ANdré, Ayyoub Bouaddi; Edon Zhegrova, Rémy Cabella e Mohamed Bayo.
Ausências
Sporting: Vladan Kovacevic, Diogo Pinto, Eduardo Quaresma, Jeremiah St. Juste e Rafael Nel (lesionados).
Lille: Ismaily (lesionado).
Leia Também: Eduardo Quaresma falha o último treino antes do Sporting-Lille