Sporting 'bombardeia' cofre milionário e entra a vencer na Champions

Golaços de Gyokeres e Debast abrilhantaram noite em Alvalade. Segue-se a visita ao PSV.

Notícia

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
17/09/2024 21:56 ‧ 17/09/2024 por Francisco Amaral Santos

Desporto

Liga dos Campeões

O Sporting entrou, esta terça-feira, com o pé direito na Liga dos Campeões ao receber e bater os franceses do Lille (2-0) em Alvalade. Os leões partiam como naturais favoritos a vencer o encontro e acabariam por confirmar o estatuto graças aos (belos) golos de Gyokeres (38'), que se estreou da melhor forma na 'montra' Champions, e de Debast (65'), que levantou o estádio ao marcar o primeiro golo... da carreira. 

 

O Lille conseguiu criar algumas dificuldades nos primeiros minutos da partida, mas a expulsão de Angel Gomes, médio luso-inglês, ainda antes do intervalo, deixou tudo mais fácil para os comandados de Rúben Amorim. 

Feitas as contas, o Sporting 'arrombou' o cofre da prova milionária e somou os primeiros três pontos, saltando para o sexto lugar da classificação geral, com três pontos. Na próxima ronda, os leões visitam os neerlandeses do PSV, em jogo agendado para dia 1 de outubro. 

EM DIRETO: Sporting vence, Bayern Munique goleia e Paulo Fonseca 'tomba'

EM DIRETO: Sporting vence, Bayern Munique goleia e Paulo Fonseca 'tomba'

Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe, a par e passo, todas as incidências da primeira jornada da Liga dos Campeões.

Notícias ao Minuto | 22:00 - 17/09/2024

Filme do jogo

O Sporting entrou em campo com o mesmo onze que vencera o Arouca, mas depressa os problemas começaram a surgir para Rúben Amorim, que aos 13 minutos viu Gonçalo Inácio lesionar-se e pedir para sair. Matheus Reis avançou para o jogo ainda a frio e o Lille ia aproveitando a instabilidade leonina para assentar jogo. 

Uma asneira de Morita ia custando caro, depois de um passe para Debast ser sido interceptado por um homem do Lille, mas a primeira grande ocasião de golo foi mesmo do Sporting. Francisco Trincão arrancou a toda a velocidade, tabelou com Pedro Gonçalves e atirou forte e rasteiro, ficando poucos centímetros de abrir o marcador em Alvalade aos 27 minutos.

"Heróis sem capa". Bombeiros homenageados antes do Sporting-Lille

Momento arrepiante antes do apito inicial em Alvalade.

Notícias ao Minuto | 21:20 - 17/09/2024

A jogada motivou os leões e logo a seguir foi a vez de Pote ficar na cara de Chevalier, após um passe com conta, peso e medida de Gyokeres, mas o guardião do Lille fez a mancha e manteve o nulo no marcador, para desespero dos adeptos portugueses. 

O avançado sueco trocou a assistência pelo remate aos 39 minutos e abriu o marcador em Alvalade à lei da bomba, estreando-se a marcar na Liga dos Campeões em grande estilo. Logo depois, Gyokeres ainda 'sacou' a expulsão de Angel Gomes, luso-inglês que viu o segundo cartão amarelo e o consequente vermelho, regressando ao balneário bem mais cedo do que o previsto. 

Ainda antes do intervalo, o Sporting ficaria à beira do segundo golo por duas ocasiões. Gyokeres, já nos descontos, não conseguiu dar o melhor seguimento a um cruzamento tenso de Catamo, antes de Francisco Trincão atirar forte, mas à figura de Chevalier. 

O intervalo chegou e Rúben Amorim não perdeu tempo em afinar a equipa para a segunda parte, operando uma mexida para a segunda parte. Morita viu o cartão amarelo nos descontos e o treinador leonino não quis arriscar uma eventual expulsão e fez entrar Daniel Bragança para o lugar do internacional japonês. 

A equipa francesa tentava subir linhas para conseguir contrariar a maior posse do Sporting, mas a primeira grande oportunidade da segunda parte foi de Geny Catamo, que apareceu no corredor esquerdo para atirar ao lado da baliza francesa. 

Rúben Amorim não gostava do que via e pedia mais velocidade aos jogadores, mas ficaria mais bem descansado quando Zeno Debast encheu o pé, aos 65 minutos, e atirou para o fundo da baliza do Lille, fazendo 'explodir' Alvalade de alegra. De resto, este foi mesmo o primeiro golo - e que golo - na carreira do jovem central belga. 

Cinco minutos depois Quenda ficou à beira de assinar o terceiro golo do Sporting na noite, após defesa incompleta de Chevalier, mas atirou à malha lateral, deixando, literalmente, Rúben Amorim de mãos na cabeça. 

O jovem extremo português - o mais novo de sempre no Sporting a alinhar como titular na Liga dos Campeões - estava em noite pouco inspirada e foi substituído três minutos depois, entrando Maxi Araújo, que trocou de corredor com Geny Catamo. 

O jogo ia caminhando para o fim, mas Gyokeres não abrandava e aos 84 minutos ficou a centímetros de bisar na partida, depois de 'dançar' perante os defesas do Lille e atirar à malha lateral. 

Aos 88 minutos momento especial para Conrad Harder, reforço dinamarquês que entrou para o lugar de Trincão para fazer a estreia de leão ao peito. 

Logo de seguida surgiu a grande oportunidade do Lille em Alvalade, com o experiente Remy Cabella a aparecer na cara de Franco Israel, que não tremeu e esticou-se todo para manter a sua baliza a zeros. 

O apito inicial acabaria mesmo por chegar e o Sporting conseguiria o objetivo principal: entrar a vencer na prova milionária, com um novo formato nesta nova época. 

De resto, esta foi a sexta vitória consecutiva para os leões em sete jogos disputados. 

Momento do jogo: A expulsão de Angel Gomes, logo após o golo de Gyokeres, deixou a missão de Rúben Amorim bem mais facilitada. O triunfo leonino parecia uma mera questão de tempo. 

Equipas iniciais

ONZE DO SPORTING: Israel, Catamo, Debast, Inácio, Diomande, Quenda, Morita, Hjulmand, Pote, Trincão e Gyokeres

ONZE DO LILLE: Lucas Chevalier, Mandi, Alexsandro Ribeiro, Bakker, Meunier, Diakité, Angel Gomes, Sahraoui, André, Zhegrova, Jonathan David. 

Antevisão

O Sporting recebe, esta terça-feira, o Lille no arranque da nova Liga dos Campeões, esta época com o formato de liga única e não com a habitual fase de grupos.

Os leões encontram-se num ciclo de cinco vitórias consecutivas, todas no campeonato, e estão, por isso, numa boa fase, mas Rúben Amorim recusa olhar para o Lille como um adversário mais acessível. 

No entanto, e tendo em conta o curto histórico de confrontos, o Sporting é mesmo apontado como o grande favorito a vencer esta partida, cujo apito inicial está agendado para as 20h00 e com o lituano Donatas Rumsas a ser o árbitro designado pela UEFA.

Siga, em direto e ao pormenor, todas as incidências da partida entre Sporting e Lille no Desporto ao Minuto.  

Leia Também: Final dramático salva Sporting da derrota na UEFA Youth league

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Inglaterra de luto pela morte do campeão mundial George Eastham

Óbito

Inglaterra de luto pela morte do campeão mundial George Eastham

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Museu do Caramulo

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas