O Sporting entrou, esta terça-feira, com o pé direito na Liga dos Campeões ao receber e bater os franceses do Lille (2-0) em Alvalade. Os leões partiam como naturais favoritos a vencer o encontro e acabariam por confirmar o estatuto graças aos (belos) golos de Gyokeres (38'), que se estreou da melhor forma na 'montra' Champions, e de Debast (65'), que levantou o estádio ao marcar o primeiro golo... da carreira.
O Lille conseguiu criar algumas dificuldades nos primeiros minutos da partida, mas a expulsão de Angel Gomes, médio luso-inglês, ainda antes do intervalo, deixou tudo mais fácil para os comandados de Rúben Amorim.
Feitas as contas, o Sporting 'arrombou' o cofre da prova milionária e somou os primeiros três pontos, saltando para o sexto lugar da classificação geral, com três pontos. Na próxima ronda, os leões visitam os neerlandeses do PSV, em jogo agendado para dia 1 de outubro.
Filme do jogo
O Sporting entrou em campo com o mesmo onze que vencera o Arouca, mas depressa os problemas começaram a surgir para Rúben Amorim, que aos 13 minutos viu Gonçalo Inácio lesionar-se e pedir para sair. Matheus Reis avançou para o jogo ainda a frio e o Lille ia aproveitando a instabilidade leonina para assentar jogo.
Uma asneira de Morita ia custando caro, depois de um passe para Debast ser sido interceptado por um homem do Lille, mas a primeira grande ocasião de golo foi mesmo do Sporting. Francisco Trincão arrancou a toda a velocidade, tabelou com Pedro Gonçalves e atirou forte e rasteiro, ficando poucos centímetros de abrir o marcador em Alvalade aos 27 minutos.
A jogada motivou os leões e logo a seguir foi a vez de Pote ficar na cara de Chevalier, após um passe com conta, peso e medida de Gyokeres, mas o guardião do Lille fez a mancha e manteve o nulo no marcador, para desespero dos adeptos portugueses.
O avançado sueco trocou a assistência pelo remate aos 39 minutos e abriu o marcador em Alvalade à lei da bomba, estreando-se a marcar na Liga dos Campeões em grande estilo. Logo depois, Gyokeres ainda 'sacou' a expulsão de Angel Gomes, luso-inglês que viu o segundo cartão amarelo e o consequente vermelho, regressando ao balneário bem mais cedo do que o previsto.
Últimos 5 jogadores do 🦁Sporting a marcar na estreia absoluta na ⭐️Champions:
— Playmaker (@playmaker_PT) September 17, 2024
2024 🇸🇪Viktor Gyökeres
2022 🇧🇷Arthur Gomes
2021 🇵🇹Paulinho
2017 🇵🇹Bruno Fernandes
2000 🇧🇷André Cruz pic.twitter.com/1huX0AW2Mw
Ainda antes do intervalo, o Sporting ficaria à beira do segundo golo por duas ocasiões. Gyokeres, já nos descontos, não conseguiu dar o melhor seguimento a um cruzamento tenso de Catamo, antes de Francisco Trincão atirar forte, mas à figura de Chevalier.
O intervalo chegou e Rúben Amorim não perdeu tempo em afinar a equipa para a segunda parte, operando uma mexida para a segunda parte. Morita viu o cartão amarelo nos descontos e o treinador leonino não quis arriscar uma eventual expulsão e fez entrar Daniel Bragança para o lugar do internacional japonês.
A equipa francesa tentava subir linhas para conseguir contrariar a maior posse do Sporting, mas a primeira grande oportunidade da segunda parte foi de Geny Catamo, que apareceu no corredor esquerdo para atirar ao lado da baliza francesa.
Rúben Amorim não gostava do que via e pedia mais velocidade aos jogadores, mas ficaria mais bem descansado quando Zeno Debast encheu o pé, aos 65 minutos, e atirou para o fundo da baliza do Lille, fazendo 'explodir' Alvalade de alegra. De resto, este foi mesmo o primeiro golo - e que golo - na carreira do jovem central belga.
🇧🇪Zeno Debast marca o primeiro golo da carreira!
— Playmaker (@playmaker_PT) September 17, 2024
No mesmo jogo, dois jogadores do 🦁Sporting marcam na estreia absoluta na ⭐️Champions League: 🇸🇪Gyökeres e 🇧🇪Debast. pic.twitter.com/NVeLEXsiLX
Cinco minutos depois Quenda ficou à beira de assinar o terceiro golo do Sporting na noite, após defesa incompleta de Chevalier, mas atirou à malha lateral, deixando, literalmente, Rúben Amorim de mãos na cabeça.
O jovem extremo português - o mais novo de sempre no Sporting a alinhar como titular na Liga dos Campeões - estava em noite pouco inspirada e foi substituído três minutos depois, entrando Maxi Araújo, que trocou de corredor com Geny Catamo.
O jogo ia caminhando para o fim, mas Gyokeres não abrandava e aos 84 minutos ficou a centímetros de bisar na partida, depois de 'dançar' perante os defesas do Lille e atirar à malha lateral.
Aos 88 minutos momento especial para Conrad Harder, reforço dinamarquês que entrou para o lugar de Trincão para fazer a estreia de leão ao peito.
Logo de seguida surgiu a grande oportunidade do Lille em Alvalade, com o experiente Remy Cabella a aparecer na cara de Franco Israel, que não tremeu e esticou-se todo para manter a sua baliza a zeros.
O apito inicial acabaria mesmo por chegar e o Sporting conseguiria o objetivo principal: entrar a vencer na prova milionária, com um novo formato nesta nova época.
De resto, esta foi a sexta vitória consecutiva para os leões em sete jogos disputados.
Momento do jogo: A expulsão de Angel Gomes, logo após o golo de Gyokeres, deixou a missão de Rúben Amorim bem mais facilitada. O triunfo leonino parecia uma mera questão de tempo.
Equipas iniciais
ONZE DO SPORTING: Israel, Catamo, Debast, Inácio, Diomande, Quenda, Morita, Hjulmand, Pote, Trincão e Gyokeres
ONZE DO LILLE: Lucas Chevalier, Mandi, Alexsandro Ribeiro, Bakker, Meunier, Diakité, Angel Gomes, Sahraoui, André, Zhegrova, Jonathan David.
Antevisão
O Sporting recebe, esta terça-feira, o Lille no arranque da nova Liga dos Campeões, esta época com o formato de liga única e não com a habitual fase de grupos.
Os leões encontram-se num ciclo de cinco vitórias consecutivas, todas no campeonato, e estão, por isso, numa boa fase, mas Rúben Amorim recusa olhar para o Lille como um adversário mais acessível.
No entanto, e tendo em conta o curto histórico de confrontos, o Sporting é mesmo apontado como o grande favorito a vencer esta partida, cujo apito inicial está agendado para as 20h00 e com o lituano Donatas Rumsas a ser o árbitro designado pela UEFA.
Em contagem decrescente ⌛
— Sporting CP (@SportingCP) September 17, 2024
#SCPLOSC #UCL pic.twitter.com/qVZkH0idLL
Siga, em direto e ao pormenor, todas as incidências da partida entre Sporting e Lille no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Final dramático salva Sporting da derrota na UEFA Youth league