A seleção nacional de hóquei em patins falhou, na tarde deste sábado, a passagem para a final do Campeonato do Mundo, ao perder ante a eterna rival Espanha. Depois de um empate (5-5) no final do tempo regulamentar, foi preciso ir ao desempate por penáltis para se saber o vencedor entre os dois países da Península Ibérica. E a sorte foi espanhola.
No escaldante duelo disputado na cidade italiana de Novara, Portugal entrou melhor no encontro e colocou-se a vencer por 2-0 graças a golos de Hélder Nunes aos 15 minutos e de Xavier Cardoso aos 17'.
Num autêntico vendaval, Espanha saltou para a frente do marcador com um bis de Marc Grau (17' e 18') e de Ignacio Alabart (19'). Hélder Nunes voltou a empatar o encontro (23'), mas um golo de Bargalló (24') deixou Espanha a vencer ao intervalo.
Já na segunda parte, Hélder Nunes provou que estava em tarde muito positiva e chegou ao hattrick aos 40 minutos. Os últimos dez minutos trouxeram mais dois golos. Pau Bargalló bisou aos 48 minutos, mas a resposta imediata de Zé Miranda (49') atirou o encontro para dez minutos de prolongamento.
Sem alterações nos dez minutos de acréscimos, foi preciso ir às grandes penalidades para se encontrar o vencedor. Apenas João Rodrigues converteu o castigo máximo, com os espanhóis a saírem por cima com golos de Marti Casas e Pau Bargalló (2-1).
Espanha vai, assim, medir forças com a Argentina pela vitória no Mundial de hóquei em patins, depois dos argentinos terem eliminado a anfitriã Itália.