O Botafogo conquistou a tão desejada Libertadores, este sábado, ao derrotar o Atlético Mineiro, por 3-1, em Buenos Aires, pelo que Artur Jorge se tornou no terceiro treinador português a arrecadar a prova de clubes mais ambicionada do futebol sul-americano... mas a tarefa esteve longe de ser fácil.
O primeiro minuto ainda nem estava concluído e já o líder do Brasileirão se encontrava reduzido a dez elementos, por força da entrada arrepiante de Gregore sobre Fausto Vera, deixando o técnico português completamente perplexo. Ainda assim, a capacidade de reação foi o embalo necessário para a vitória.
Aos 35 minutos, Luiz Enrique abriu o ativo num lance de insistência e, pouco depois, na conversão de uma grande penalidade, Alex Telles ampliou a vantagem, aos 44 minutos.
Já no segundo tempo, na sequência de uma tripla alteração, o conjunto de Minas Gerais reduziu a desvantagem logo aos 47 minutos, com Eduardo Vargas a aproveitar o passe de Hulk, outro ex-FC Porto, a relançar as esperanças para a sua equipa.
As tentativas de empate foram assustando Artur Jorge, mas a organização em campo permitiu ao Botafogo conseguir, imagine-se, o terceiro golo. Já no último lance da partida, Junior Santos sentenciou qualquer dúvida que pudesse existir, aos 90+7', mesmo com dez elementos em campo o jogo todo.
Desta forma, e já com o título do Brasileirão praticamente na mão, o Botafogo conquista a sua primeira Libertadores da história, sustentado no grande trabalho de Artur Jorge desde que chegou ao país canarinho. Realmente, nada trava um português. Eis mais uma prova.
[Notícia atualizada às 22h08]
Leia Também: Entrada arrepiante. Expulsão aos 37 segundos deixou Artur Jorge perplexo
Onzes
Atlético Mineiro:
GALO ESCALADO! Veja a nossa escalação para enfrentar o Botafogo, no Mâs Monumental, pela grande final da #Libertadores !#OGaloNuncaLutaSozinho #VamoGalo #CAMxBOT ️ pic.twitter.com/9sHzYzme3b
— Atlético (@Atletico) November 30, 2024
Botafogo:
O BOTAFOGO TÁ ESCALADO PARA O MAIOR JOGO DE SUA HISTÓRIA! LUTAREMOS ATÉ O FINAL! #TEMPODEBOTAFOGO pic.twitter.com/qXxlotIq9v
— Botafogo F.R. (@Botafogo) November 30, 2024
Antevisão
Atlético Mineiro e Botafogo disputam, este sábado, a sempre 'escaldante' final da Libertadores, em Buenos Aires, naquele que poderá ser um dia de festa para Artur Jorge.
O treinador português chega às decisões da prova mais desejada no futebol sul-americano, apenas três dias após ter consolidado a liderança do Brasileirão, ao bater o campeão Palmeiras (1-3), podendo repetir os feitos de Jorge Jesus (Flamengo) e Abel Ferreira (Palmeiras).
O jogo tem apito inicial agendado para as 20 horas (horário de Portugal Continental), este sábado, em solo argentino, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Atl. Mineiro-Botafogo: Artur Jorge procura ser 'rei' da América do Sul