Presidente da Liga espanhola diz que Superliga ameaça estabilidade

O presidente da Liga espanhola de futebol considerou que novo modelo da Superliga, hoje divulgado, "apenas favorece os grandes clubes" e "coloca em perigo a estabilidade económica das ligas nacionais e dos seus clubes".

Notícia

© Getty Images

Lusa
17/12/2024 16:50 ‧ há 2 horas por Lusa

Desporto

Javier Tebas

Para Javier Tebas, um dos grandes críticos desta ideia, os organizadores da Superliga "produzem formatos como se fossem churros, sem analisar os efeitos económicos e desportivos nas competições".

 

"O modelo televisivo que propõem apenas favorece os grandes clubes, e sabem-no, enquanto põe em perigo a estabilidade económica das ligas nacionais e dos seus clubes", escreveu nas redes sociais.

Em comunicado, a Liga espanhola considera que o "novo modelo da falida Superliga", agora denominada Unify League, "ameaça a governança do futebol europeu, pretendendo ser liderada por alguns dos grandes clubes em seu benefício, impulsionando um modelo de exploração audiovisual que beneficiaria a muito poucos clubes elitistas e destruiria a economia das ligas nacionais".

A Superliga de futebol foi rebatizada de Unify League e pediu o "reconhecimento oficial" da FIFA e da UEFA, apoiando-se na decisão favorável do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE), anunciou hoje o promotor da competição.

A sociedade A22 Sports Management revelou que "enviou um pedido à UEFA e à FIFA para obter o reconhecimento oficial das suas novas competições europeias transfronteiriças de futebol de clubes", em comunicado enviado à agência noticiosa francesa AFP.

O pedido da sociedade à FIFA e à UEFA surge quase um ano após a decisão do TJUE, anunciada em 21 de dezembro de 2023, segundo a qual a proibição imposta pelos organismos reguladores do futebol mundial e europeu a atletas e clubes é contrária à legislação comunitária.

A A22 adiantou hoje que reviu o modelo competitivo (que funcionava em circuito semifechado e motivou as maiores críticas ao projeto), após conversações com ligas nacionais, clubes e outros intervenientes, a fim de contemplar "desempenhos anuais" para determinar os seus participantes, mas sem fornecer mais detalhes.

O formato competitivo voltou a ser alterado, aumentando de três para quatro ligas, denominadas Star, Gold, Blue e Union, com as duas primeiras a serem constituídas por 16 equipas cada e as duas últimas por 32, num total de 96, além de duas provas femininas, com 32 clubes.

Leia Também: Polémica: Vinícius Júnior acusado de pirataria pelo presidente da La Liga

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

FC Porto reage ao fim de carreira de Lisandro López: "Brilhante"

I Liga

FC Porto reage ao fim de carreira de Lisandro López: "Brilhante"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Roberto Martínez vai passar a andar num BMW XM

BMW

Roberto Martínez vai passar a andar num BMW XM

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas