FC Porto-Olympiacos: Uma nova era com a mesma ambição

Pontapé de saída está marcado para as 17h45.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
23/01/2025 07:46 ‧ 23/01/2025 por Notícias ao Minuto

Desporto

Antevisão

O FC Porto vai defrontar, esta quinta-feira,  o Olympiacos, no Estádio do Dragão, em jogo a contar para a 7.ª e penúltima jornada da fase de liga única da Liga Europa, na primeira partida após o despedimento de Vítor Bruno do comando técnico dos azuis e brancos.

 

Ambas as equipas encontram-se pela primeira vez na sua história e em situações semelhantes na competição europeia, uma vez que estão com diferença mínima na tabela, com os dragões a surgirem na 18.ª posição, com oito pontos, enquanto que os gregos estão no 15.º lugar da classificação, com nove, com nenhuma a ter o apuramento (nem a presença no playoff) garantido.

Sobre os momentos dos dois conjuntos, já não se pode dizer o mesmo. O FC Porto vem de três derrotas consecutivas, que resultaram na separação entre os dragões e Vítor Bruno. O clube agora orientado por José Tavares obteve os três resultados possíveis nas três jornadas passadas: vitória frente ao Midtjylland (2-0), empate face ao Anderlecht (1-1) e desaire diante da Lazio (2-1).

No caso do emblema de Pireu, onde militam os portugueses Costinha, Chiquinho, Sérgio Oliveira e Gelson Martins, não sabe o sabor da derrota desde outubro de 2024, somando 16 jogos sem perder e apenas três desaires em toda a temporada (a equipa lusa já soma oito). Ainda assim, os helénicos vêm de três empates na Liga Europa, com a última vitória a surgir frente aos suecos do Malmo.

O jogo tem apito inicial agendado para as 17h45 desta quinta-feira, no Estádio do Dragão, com arbitragem do francês Clément Turpin, sendo que poderá acompanhar todas as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

José Tavares

Abordagem ao jogo: "Muito focados no trabalho, muito capazes de se unirem novamente, serem capazes de trabalhar em conjunto com um único foco: o Olympiacos. Falei com todos eles e conseguimos chegar a um caminho de foco daquilo que é um dos objetivos do FC Porto, que é continuar na Liga Europa e ambicionar ganhá-la."

A missão enquanto treinador: "Conheço muito bem o clube os valores que me passaram quando cheguei que são vivos hoje, como o vigor, o caráter, uma ambição enorme, uma competência que todos nós precisamos e aquela paixão que nos tem de diferenciar dos outros todos. Com esta missão, tranquilo, com um único foco: Ajudar os nossos jogadores amanhã no jogo do Olympiacos estarem na melhor versão deles, para que no fim possamos ter mais três pontos e continuar o nosso caminho na Liga Europa."

O que esperar deste FC Porto?: "Vamos estar focados em nós, naquilo que conseguimos trabalhar, nas nossas potencialidades, no caráter e talento dos nossos jogadores. Contudo preparámos muito bem o jogo, analisámos muito bem o Olympiacos, sabemos os pontos fortes deles, sabemos o momento em que passam, sabemos como nós estamos também. O que eu posso garantir é que amanhã, no Estádio do Dragão, vamos ter um FC Porto competitivo, forte e capaz de lutar pela vitória."

José Luis Mendilibar

Crise no Dragão?: "O FC Porto não tem perdido em casa. Mesmo que não esteja numa boa situação, em casa compete bem. Não é fácil ganhar-lhes e nós vamos tentar fazê-lo".

Regressos de vários jogadores a Portugal: "Se já passaram muitos jogadores, é, em primeiro lugar, porque o clube já teve treinadores e diretores desportivos portugueses. É normal que tragam o que conhecem. Depois, se a aposta se mantém, é porque têm dado bom resultado".

Registo europeu positivo: "Não penso nesses dados, não sou um treinador de dados. Depois de cada jogo, eu não sou aquele treinador que vai olhar individualmente a todas as notas de bolas roubadas, duelos ganhos, passes falhados... Eu olho para o jogo globalmente e, dentro da normalidade, um pode jogar melhor que o outro, mas sempre pensando que isto é um desporto de equipa. Se sofrermos menos, temos a melhor equipa defensiva, não exclusivamente a defesa ou guarda-redes".

Últimos resultados

FC Porto: DDDVV

Olympiacos: VEVVV

Últimos onzes

FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Otávio Ataíde, Nehuén Pérez, Francisco Moura, Stephen Eustáquio, Nico González, Fábio Vieira, Danny Namaso, Wenderson Galeno, Samu Aghehowa.

Olympiacos: Kostas Tzolakis, Giulian Biancone, Costinha, Rodinei, Lorenzo Pirola, Panagiotis Retsos, Dani García, Santiago Hezze, Ayoub Kaabi, Charalampos Kostoulas, Kristoffer Velde.

Ausências

FC Porto: Martim Fernandes e Marko Grujic (lesionados).

Olympiacos: (-).

Leia Também: João Mário lamenta má fase e fala de Vítor Bruno: "O que posso dizer..."

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Filha de Luís Figo estreia-se na Semana da Moda de Madrid

Luís Figo

Filha de Luís Figo estreia-se na Semana da Moda de Madrid

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2353
2Benfica2353
3FC Porto2347
4Sp. Braga2347
5Santa Clara2339
6Casa Pia2336
7Estoril2334
8Vitória SC2332
9Famalicão2331
10Rio Ave2326
11Moreirense2326
12Arouca2325
13C.D. Nacional2323
14Gil Vicente2322
15Estrela2321
16AVS2320
17Farense2316
18Boavista2312
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Chamam-se 'aero rakes'. Qual o propósito das grelhas num Fórmula 1?

Fórmula 1

Chamam-se 'aero rakes'. Qual o propósito das grelhas num Fórmula 1?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas