O Sporting recebe, este sábado, o Arouca e procura reagir ao desaire frente ao Borussia Dortmund na Liga dos Campeões com uma vitória num jogo a contar para a 22.ª jornada da I Liga.
Os leões têm estado ao seu melhor nível no campeonato, prova onde não perdem desde o encontro frente ao Moreirense, pelo que o passado recente na Europa não entrará na equação para este duelo.
Com Morita de fora e Gyokeres apto, Rui Borges deverá fazer regressar Morten Hjulmand ao onze inicial, que pode surgir com o sueco na frente de ataque, de modo a apontar aos três pontos desde o apito inicial do árbitro.
Já o Arouca conta com a sua melhor série da temporada, com seis jogos sem perder, com a última derrota a surgir no terreno do Casa Pia, em finais de dezembro, e promete visitar Alvalade com ambição de disputar os três pontos.
Com 23 pontos, os arouquenses encontram-se na 12.ª posição com seis pontos de vantagem sobre a luta pela manutenção. Quanto aos verde e brancos, são líderes isolados, com 51 pontos, mais quatro que o rival Benfica.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h30 (horário de Portugal Continental) deste sábado, com arbitragem de Miguel Nogueira, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Rui Borges
Olhar para o Arouca: "É uma equipa bem organizada, bem coordenada que gosta de gerir o jogo. É uma equipa muito dinâmica, com bons jogadores e com uma ideia de jogo bem clara. Vêm a Alvalade para discutir o jogo. (...) Vai ser um bom jogo, mas queremos ser Sporting, queremos ganhar e destacar-nos na liderança do campeonato."
Níveis físicos: "O cansaço existe, e notámos principalmente neste jogo da Liga dos Campeões, e vocês olham... não há ninguém que queira ganhar mais do que eu, eu quero ganhar e muito, mas há momentos em que não conseguimos fazer mais devido ao défice físico, mas falhámos noutras coisas também, não fomos tão intensos, competitivos, isso não é desculpa, mas isso existe."
Motivação para o jogo?: "A maior motivação que podemos ter é estar em primeiro lugar e lutar para sermos campeões, bicampeões. Esse desejo vai sempre sobrepor-se ao adversário, independentemente de estarmos mais ou menos cansados. Temos de ser competentes. Tenho dito que em alguns jogos não jogámos assim tão bem, mas somos competentes. E é disso que precisamos. E temos sido muito competentes, principalmente no campeonato."
Vasco Seabra
Momento do adversário: "Mais do que olhar para o momento do Sporting, que é sempre uma coisa de que desconfio, temos que pensar em nós. Vamos defrontar um adversário que é muito forte e sabemos que temos que entrar fortes também. Sentimos que aquilo que já temos enquanto equipa nos permite competir, sabendo que vamos ter um adversário de muita valia. Mas nós também somos valentes. Nos diferentes momentos do jogo vamos ter que sofrer, mas também vamos quer fazer o Sporting sofrer em certo momentos. Acredito que vai ser um bom jogo."
Estratégia: "Vamos competir. Acreditamos muito nos nossos jogadores. Sabemos que vai ser um adversário difícil. Em Alvalade, é fortíssimo. Independentemente de quem jogar, sabemos que é um adversário muito capaz na profundidade, que tem um talento individual muito grande. Por isso, sabemos que vamos defrontar o campeão nacional, o líder do campeonato. Temos que estar no nosso limite. A equipa está a crescer. Nos últimos seis jogos fizemos 12 pontos, o que traduz a qualidade das nossas exibições."
Equipa motivada: "Tenho um grupo de trabalho que é muito profissional. Hoje, está a ser muito complicado fazer a convocatória. Temos toda a gente disponível menos o Nino que tem uma lesão mais alargada. Tendo toda a gente disponível, é muito difícil fazer a convocatória porque eles não treinam a 99%, treinam sempre a 100%."
Últimos resultados
Sporting: D-E-V-E-V
Arouca: E-V-V-E-V
Últimos onzes
Sporting: Rui Silva, Iván Fresneda, Jeremiah St. Juste, Ousmane Diomande, Matheus Reis, Geovany Quenda, Zeno Debast, João Simões, Maxi Araújo, Francisco Trincão, Conrad Harder.
Arouca: Nico Mantl, Tiago Esgaio, Jose Fontán, Chico Lamba, Weverson Costa, David Simão, Taichi Fukui, Alfonso Trezza, Pablo Gozálbez, Morlaye Sylla, Henrique Araújo.
Ausências
Sporting: Pedro Gonçalves, Nuno Santos, Geny Catamo e Hidemasa Morita (lesionados), Matheus Reis e Diomandes (castigados).
Arouca: Nino Galovic e Vitinho (lesionados).
Leia Também: Lesões, ambiente e castigos: O que disse Borges na antevisão ao Arouca