Um dia depois de o Tondela ter vencido em casa ao Mafra, por 1-0, o Penafiel podia igualar a formação beirã no topo da classificação, mas foi derrotada pelos 'dragões' e acabou ainda por ser ultrapassado pelo Alverca, que hoje goleou em casa o Marítimo.
O Penafiel, que sofreu a terceira derrota seguida, foi hoje derrotado por sete minutos na segunda parte, num jogo em que reagiu tarde a uma desvantagem de três golos.
Os tentos 'azuis e brancos' surgiram todos na segunda parte, por Leonardo Vonic, aos 47 minutos, Felipe Silva, aos 52, e Gonçalo Sousa, dois minutos depois fez o 3-0, tendo os visitantes reduzido com um 'bis' de Gabriel Barbosa, aos 69 e aos 90+6.
O encontro foi antecedido por um minuto de silêncio em honra de Pinto da Costa, antigo presidente do FC Porto, que morreu no sábado aos 87 anos.
Melnichenko forçou o guarda-redes Manuel Baldé a uma defesa difícil, logo aos cinco minutos, dando assim o mote para o que iria acontecer.
Leonardo Vonic obrigou o guarda-redes do Penafiel a uma nova intervenção apertada, aos 10 minutos, e o ascendente portista manteve-se praticamente até ao intervalo.
O Penafiel ameaçou a baliza portista uma única vez na primeira parte, com um remate de Tiago Rodrigues, aos 39 minutos, que Samuel Portugal, titular pela segunda vez no FC Porto B, após mais de duas épocas sem jogar, defendeu para o lado esquerdo.
Os 'dragões' entraram fortes na segunda parte e Leonardo Vonic aproveitou um passe errado de Miguel Maga para, à segunda tentativa, bater Manuel Baldé pela primeira vez.
O 2-0 surgiu aos 52 minutos de um cabeceamento do defesa central Felipe Silva, no seguimento de um canto do lado direito do ataque da sua equipa em que a defesa contrária foi muito permissiva.
Um novo deslize defensivo do Penafiel, do capitão João Miguel, abriu caminho para o 3-0, com André Oliveira a servir Gonçalo Sousa e este a coroar a sua boa exibição com um golo.
Em sete minutos, o FC Porto B desferiu um golpe decisivo num Penafiel que facilitou, foi castigado e já não foi a tempo de recuperar.
A verdade é que os portistas foram superiores durante quase todo o jogo, criaram mais lances de perigo e de golo e nunca passaram por grandes aflições, nem mesmo quando Gabriel Barbosa finalizou uma boa jogada coletiva e um cruzamento da esquerda aos 69 minutos e reduzido para 3-1.
Samuel Portugal defendeu com segurança um remate de André Silva aos 78 minutos e foi já aos 90+6 minutos que o Penafiel beneficiou de uma grande penalidade, por carga sobre o mesmo André Silva, para fazer o 3-2 final por Gabriel Barbosa.
O FC Porto B ocupa ainda o 16.º lugar, com 21 pontos, e o Penafiel, que hoje sofreu a sua terceira derrota consecutiva, desceu para do segundo para o terceiro posto, somando 37 pontos.
Leia Também: Farense-FC Porto: O minuto de silêncio de homenagem a Pinto da Costa