O FC Porto alcançou, este domingo, a primeira vitória para o campeonato em 2025. Frente ao Farense (1-0), no Estádio do Algarve, os dragões fizeram, em campo, a homenagem possível a Pinto da Costa, que morreu devido a um cancro na próstata.
As dificuldades de criação continuam a existir e com a falta de golos dos homens mais avançados no terreno, têm de ser os defesas a desbloquear os jogos, com Francisco Moura, pelo segundo jogo consecutivo, a ser o herói para o técnico Martín Anselmi, que ainda não conheceu o sabor da derrota desde a sua chegada ao FC Porto, no final de janeiro.
A 22.ª jornada da Liga traz boas notícias para os azuis e brancos, que reduzem para seis pontos a diferença para o líder Sporting (52). Por sua vez, o Farense acentuou o momento complicado, após o sétimo jogo consecutivo sem vencer no campeonato, estando, neste momento, na 17.ª e penúltima posição, lugar de despromoção direta.
Vamos então às notas da partida.
Figura
Fábio Vieira ganhou uma nova vida com a chegada do novo treinador. Numa posição mais central do campo, cabe ao talentoso médio pensar e organizar o jogo ofensivo da equipa. Ante o Farense, assumiu essa responsabilidade e esteve em destaque, marcando o livre lateral para a cabeçada feliz de Francisco Moura. Esteve ainda muito perto de um belo golo de fora da área, mas a bola embateu no ferro. Está cada vez mais parecido com o Fábio Vieira que conhecemos da primeira passagem pelo Dragão.
Surpresa
Francisco Moura está com apetite pelo golo e está a corresponder aos pedidos de Martín Anselmi, que aposta muito na subida dos laterais. Numa temporada de altos e baixos, o defesa-esquerdo dos azuis e brancos promete fazer muito mais do que até então. Veremos a evolução.
Desilusão
Zé Carlos teve muitas dificuldades para fazer a diferença quando a equipa algarvia mais precisava Para completar uma exibição pouco feliz, o centrocampista foi admoestado, aos 90+5, com o cartão vermelho, após entrada grosseira sobre Vasco Sousa, provocando uma lesão aparentemente grave ao jovem médio luso internacional sub-21.
Treinadores
Tozé Marreco
Estudou bem o adversário e apresentou um bloco defensivo compacto, que criou sérias dificuldades de criação aos azuis e brancos na primeira parte. Na segunda, o plano de jogo foi traído pela pouca atenção da equipa nas bolas paradas.
Martín Anselmi
Apostou em seis caras novas para o seu 3x4x3, mas a equipa não melhorou, sobretudo na fase de criação de oportunidades de golo. A boa notícia é que a defesa voltou a sair de um jogo com a baliza a zero, o que dá confiança para a deslocação ao reduto da AS Roma, para esse duelo, esta quinta-feira, pelas 17h45, para a 2.ª mão do playoff de acesso aos oitavos de final da Liga Europa.
O árbitro
Tiago Martins estava a realizar uma exibição discreta até ao minuto 48. O lance do golo do FC Porto promete fazer correr muita tinta, após uma alegada falta de Francisco Moura antes de cabecear para o fundo das redes. O lance ainda esteve a ser analisado pelo VAR, mas acabaria validado pelo juiz da partida.
Leia Também: Arrepiante. A grave lesão sofrida por Vasco Sousa no jogo com o Farense