Designado em agosto de 2024, na sequência da saída de Tozé Marreco, atual treinador do Farense - que seria rendido de forma interina por Carlos Cunha na primeira jornada -, Pinheiro não resistiu à série de quatro derrotas sofridas pelos minhotos no campeonato.
O desaire caseiro perante o Famalicão (0-2), na segunda-feira, no encerramento da 22.ª ronda, precipitou a segunda mexida técnica no Gil Vicente, 14.º classificado, com 22 pontos, sete acima da zona de descida direta e três face à vaga de acesso ao play-off.
Antes, o campeão nacional e líder isolado Sporting, o Vitória de Guimarães e o AVS já tinham trocado de treinador por mais do que uma vez, embora a primeira mexida 'leonina' tenha sido forçada pela chegada de Ruben Amorim aos ingleses do Manchester United.
Em novembro de 2024, João Pereira foi promovido da equipa B do Sporting, da Liga 3, como sucessor de Amorim, mas durou apenas quatro jornadas e foi rendido à 15.ª por Rui Borges, contratado ao Vitória de Guimarães, no qual Daniel Sousa só ficaria por duas rondas, dando lugar a Luís Freire, que já tinha sido substituído por Rio Ave antes da 12.ª.
Na semana passada, o AVS apostou em Rui Ferreira, estreante na I Liga, para suceder a Daniel Ramos, que rendera Vítor Campelos após a 11.ª e esteve em funções até à 21.ª.
Numa temporada com 'chicotadas' em 13 dos 18 primodivisionários, Santa Clara, Casa Pia, Moreirense, Estoril Praia e Nacional são os únicos a manter os treinadores com que iniciaram 2024/25, sendo que os açorianos poderão sair desse restrito lote em breve, face à intenção formalizada pelo campeão brasileiro Botafogo na contratação de Vasco Matos.
O Benfica foi o primeiro dos três 'grandes' a mudar de comando, ao dispensar o alemão Roger Schmidt, substituído pelo regressado Bruno Lage após a quarta jornada, seguindo-se a saída de Ruben Amorim do Sporting, após um pleno de vitórias nas 11 primeiras rondas do campeonato, para suceder ao neerlandês Erik Ten Hag no Manchester United.
Mais tarde, Vítor Bruno confirmaria um inédito pleno de mexidas dos 'grandes' na mesma edição, ao deixar o FC Porto no final da 18.ª jornada, com José Tavares, coordenador da formação, a assumir a transição interina até à chegada do argentino Martín Anselmi.
Leia Também: Benfica sobrevive em jogo 'louco' e está nos 'oitavos' da Champions