Michael Phelps já leva algo que contar dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O norte-americano conseguiu três medalhas de ouro em provas individuais e igualou um feito que tem mais de dois mil anos e que pertencia a Leónidas de Rhodes, nos jogos da Grécia Antiga.
Atualmente vivemos nas Olimpíadas da era moderna e este grande acontecimento conheceu a sua primeira edição em 1886.
Segundo adianta o La Vanguardia, Pierre de Coubertain organizou a primeira edição da era moderna, baseada nos jogos que ocorreram na Grécia Antiga, entre o ano de 776 a.C. e o ano de 393 d.C.
Neste sentido, 130 anos depois, Michael Phelps tornou-se no atleta mais medalhado em Jogos Olímpicos, somando 21 medalhas de ouro, algo praticamente inalcançável, só conseguido por Leónidas, há dois mil anos.
No Brasil, Phelps conquistou a sua medalha número 12 em provas individuais e apenas o norte-americano Ray Ewry se aproxima com um total de oito nesta categoria, se tivermos em conta a era moderna. Contudo, na Grécia Antiga, houve um desportista capaz de tamanho feito: Leónidas de Rhodes, no atletismo.
Contudo, Phelps até pode vir a estabelecer um novo marco, caso vença aos 200m estilos ou os 100m mariposa, tornando-se no atleta mais medalhado da história tendo em conta as duas eras dos Jogos Olímpicos.