Os preços dos combustíveis vão ficar mais caros na próxima segunda-feira. As previsões apontam para uma subida de três cêntimos no caso do gasóleo e de quatro cêntimos no caso da gasolina, adiantou fonte do setor ao Notícias ao Minuto.
Este aumento já era, em parte, esperado, devido à forte valorização do petróleo nos mercados internacionais no início da semana. Em causa esteve um ataque com drones à principal petrolífera da Arábia Saudita.
Na segunda-feira, o barril Brent - que serve de referência às importações portuguesas - chegou a disparar 20%, uma vez que os investidores estavam receosos com a interrupção do fornecimento.
Também o presidente da Associação Portuguesa de Empresas Petroliferas (Apetro), António Comprido, já tinha apontado, esta sexta-feira, que os preços poderiam subir na próxima semana. Porém, não se prevê que o impacto seja duradouro.
Com estes acréscimos, o preço médio do gasóleo simples deverá subir para 1.394 euros por litro, enquanto o da gasolina simples 95 deverá crescer para 1,516 euros por litro, com base nos dados da Direção-Geral de Energia e Geologia.
Ainda assim, sublinhe-se, estas evoluções estão dependentes de vários fatores, como explicou também esta manhã o presidente da Apetro. A localização, o posto em questão ou a concorrência no local podem ter impacto no preço final.