Encontrar o emprego de sonho pode ser uma tarefa difícil, mas não é impossível. O importante é definir um plano de ação, os passos principais a tomar e, assim, conseguir 'entrar' no sítio que tanto deseja.
Se, ainda assim, for difícil lá chegar, não desespere. A empresa especializada em recursos humanos Adecco detalha alguns passos que podem ajudar a alcançar o que deseja com sucesso.
Tome nota:
- Avalie-se: faça uma autoavaliação o mais completa possível sobre os seus pontos fortes profissionais. Concentre-se neles para poder destacar-se e ser mais competitivo.
- Defina os seus objetivos. Analise-os completamente. Os seus objetivos devem ser muito claros e precisos. Será mais fácil alcançar uma posição específica numa empresa ou setor específico do que enfrentar uma procura ampla e abrangente sem foco. Concentre-se com toda a sua energia num objetivo específico, para que seja mais produtivo e aumente também as suas oportunidades. Quando procuramos qualquer emprego, as opções são tantas que nos obriga a investir mais energia, deixando uma menor capacidade de nos diferenciarmos daqueles que competem connosco.
- Analise as suas competências. Precisa de avaliar as diferenças existentes entre o trabalho que quer e as suas competências reais. É a única maneira de aspirar a um emprego e não acabar frustrado. Acompanhe esses conceitos: experiência, conhecimento e competências.
- Imagem pessoal. Reforce a sua imagem de marca, pessoal e digitalmente. Esta é uma das melhores dicas para procurar emprego. Deve trabalhar com uma imagem que o identifique imediatamente com o trabalho que deseja. A sua aparência, o seu currículo, as suas redes sociais ... deve adaptar tudo para que transmita uma visão sobre si que corresponda ao trabalho que está à procura sem se afastar da realidade. Não transmita algo que não é.
- Defina um prazo. Nada pode durar para sempre, portanto, defina um limite de tempo para realizar todas as ações que marcou.
- Use os seus contactos e a sua rede. Atualmente, mais de 30% dos trabalhos ainda são alcançados por meio de um contacto. De facto, as empresas continuam a dar prioridade às recomendações dos funcionários que conhecem e trabalham na empresa.