Bruxelas dá 1.º passo para o salário mínimo europeu. Proposta convence?

Comissão Europeia quer que os países da União Europeia (UE) fixem um salário base equivalente a 60% da remuneração média nacional.

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto
14/01/2020 09:10 ‧ 14/01/2020 por Notícias ao Minuto

Economia

Bruxelas

O salário mínimo europeu já vem sendo falado, mas até agora não havia nenhuma proposta em concreto. O El País conta que a Comissão Europeia quer que os países da União Europeia (UE) fixem um salário base equivalente a 60% da remuneração média nacional, com o objetivo de promover a convergência económica entre os Estados-membros.

Ainda assim, esta medida - desde que é falada - tem gerado críticas por parte de países como a Dinamarca ou a Suécia, que alegam que este modelo pode prejudicar a negociação coletiva, de acordo com o Guardian.

Ao que indica o jornal britânico, os planos da Comissão Europeia relativamente a este assunto serão tornados públicos esta terça-feira, pela voz da presidente Ursula von der Leyen.

Seja como for, o objetivo desta medida é estimular a convergência económica entre os vários Estados-membros, reduzindo o risco de uma diferença salarial num mercado de trabalho sem fronteiras, "recuperando uma parte dos 110 milhões de europeus em risco de pobreza". 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas