Mais de duas dezenas de companhias aéreas não realizaram voos para o aeroporto de Lisboa no terceiro trimestre, de acordo com os dados divulgados pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC). United Air Lines, Aer Lingus e Delta Airlines são alguns dos exemplos.
Os dados revelam que 23 companhias aéreas não voaram para Lisboa, em consequência da pandemia, o que significa que a United Air Lines que no ano passado realizou 367 ligações no 3.º trimestre, este ano não voou para Lisboa no período de verão.
Lembra a ANAC que, no 3.º trimestre deste ano, "as restrições impostas ao transporte aéreo foram também aligeiradas, concretamente o fim da Interditação do tráfego aéreo com destino e a partir de Portugal de todos os voos de e para países que não integram a União Europeia ou que não sejam países associados ao Espaço Schengen, para a sua autorização em função da natureza de viagem essencial, cujo conceito foi, igualmente, alargado".
Porém, "apesar das orientações emanadas pelas entidades reguladoras supranacionais, manteve-se a descoordenação nas respostas dos vários países à forma de processamento dos passageiros dos voos internacionais, um facto que é apontado como um indutor de desconfiança nos passageiros e que compromete a recuperação setorial", refere a ANAC.
Além disso, verificou-se uma evolução negativa da pandemia, "contrariando as perspetivas mais otimistas traçadas".
Em Portugal, o terceiro trimestre de 2020 registou quebras homólogas de 53% em número de movimentos e de 72% em número de passageiros transportados. O aeroporto de Lisboa liderou as quebras homólogas, apresentando cerca de -64% de movimentos e -76% de passageiros transportados.