O aumento do preço da eletricidade parece não ter fim e continuam a ser atingidos recordes. Esta quinta-feira, dia 26 de agosto, o preço da luz deverá atingir os 122,76 euros por megawatt hora (MWh), de acordo com o El País, o que estabelece um novo máximo.
Este valor, sublinhe-se, representa um aumento de 5,2% face aos 116,73 MWh do dia anterior, segundo o jornal espanhol, que cita dados do operador que gere o mercado ibérico diário e intradiário (OMIE).
O último recorde tinha sido registado a 13 de agosto, com o preço nos 117,29 euros por MWh, um valor que será agora novamente ultrapassado.
A tendência de aumento dos preços da eletricidade parece não ter fim, mas os especialistas tinham já alertado para este facto, dados os preços elevados do gás e os custos das licenças de emissão de carbono.
Por cá, recorde-se, as tarifas da eletricidade subiram a partir de 1 de julho para os clientes domésticos em mercado regulado, refletindo a subida dos preços da energia nos mercados grossistas.
Esta revisão das tarifas teve como objetivo adequar a tarifa de energia aplicada aos clientes do mercado regulado à evolução dos preços dos mercados grossistas, que tem vindo a subir, evitando "desvio a recuperar em anos subsequentes", disse, na altura, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
Leia Também: Quanto é que o Governo gastou em apoios às empresas e famílias até julho?