O Governo destacou, esta quarta-feira, que a taxa de desemprego está "no nível mais baixo da década", em reação aos números do Instituto Nacional de Estatística (INE), que mostram que esta taxa baixou para 6,1% no terceiro trimestre do ano.
"A taxa de desemprego registada no terceiro trimestre de 2021, de 6,1%, está no nível mais baixo dos últimos 10 anos. O desemprego está abaixo do nível que tinha sido registado no mesmo trimestre de 2019, em momento pré-pandemia (6,3%) e cai para mais de metade quando comparado com o mesmo trimestre de 2015 (12,4%)", refere o Ministério do Trabalho, numa nota enviada às redações.
A taxa de desemprego situou-se em 6,1% no terceiro trimestre do ano, inferior em 0,6 pontos percentuais à do trimestre anterior e em 1,9 pontos à do mesmo período do ano passado, divulgou o INE.
"Estes dados mostram que o conjunto robusto de apoios que foi possível colocar no terreno desde o início da pandemia permitiram garantir uma salvaguarda efetiva dos postos de trabalho. Os números hoje conhecidos mostram que estamos abaixo do nível pré-pandemia e com metade do desemprego que se registava em 2015, o que é muito relevante", diz a ministra Ana Mendes Godinho, citada na mesma nota.
A tutela sublinha ainda que a população desempregada diminuiu 85 mil pessoas face ao trimestre homólogo (fixando-se em 318,7 mil pessoas). "Este é também o valor mais baixo da década na população desempregada, considerando o terceiro trimestre", pode ler-se.
Além disso, o Ministério destaca ainda que "face ao trimestre homólogo, em que a taxa de desemprego estava nos 8%, a diminuição também é expressiva, atingindo praticamente dois pontos percentuais", pode ler-se.
A subutilização do trabalho abrangeu 642.400 pessoas, diminuindo 1,8% (11.800) em relação ao trimestre anterior e 20,1% (162.000) relativamente ao período homólogo.
Da mesma forma, também a taxa de subutilização do trabalho, estimada em 11,9%, diminuiu tanto em relação ao trimestre anterior (0,4 pontos percentuais) como ao homólogo (3,2 pontos).
[Notícia atualizada às 12h16]
Leia Também: Taxa de desemprego desce para 6,1% no terceiro trimestre