Se é daquelas pessoas que tem dificuldade em manter os dados móveis até ao final do mês, este artigo é para si. A Selectra reuniu um conjunto de truques que ajudam a reduzir o consumo de dados móveis, desde logo porque explica quais são as aplicações que consomem mais dados.
- Plataformas de música ou streaming - "No topo da escala, surgem as aplicações de música ou filmes como o Spotify ou a Netflix. Apesar de conseguirem ser os melhores amigos de quem passa muito tempo nos transportes públicos, são também os responsáveis pelo rápido consumo de dados móveis. Isto porque, se utilizados na sua qualidade máxima, o Spotify pode gastar por hora, cerca de 150MB, e a Amazon Prime Video, aproximadamente 6GB."
- Jogos - "Em segundo lugar, e também uma das distrações preferidas de quem passa um tempo considerável do seu dia entre viagens, surgem os jogos online! De facto, eles conseguem ser uma ótima companhia mas, à semelhança do que acontece com os filmes e música, também estas aplicações consomem uma alta quantia de dados móveis. Por exemplo, o Pokemón Go gasta cerca de 10 MB por 30 minutos de jogo e o Fortnite pode chegar até aos 100MB/hora."
-
Redes sociais - "E a ocupar o terceiro lugar do pódio, como não poderia deixar de ser, as redes sociais! Quantas vezes não deu já por si a fazer “scroll” pelas suas páginas iniciais de Facebook ou Instagram, sem dar pelo tempo a passar? Ora bem, esse hábito pode estar a limitar bastante o número de dados móveis que lhe sobram para as restantes tarefas. Isto é, só para ter uma noção, carregar 20 fotos no Instagram consome cerca de 8MB e navegar pelo Facebook durante 5 minutos, gasta sensivelmente 2MB."
Como poupar durante a utilização destas apps?
- Utilize a rede Wi-Fi sempre que possível
- Desative as atualizações e downloads automáticos
- Opte por enviar mensagens de texto
- Instale as versões 'mais leves' das aplicações
- Escolha o tarifário que melhor lhe convém
Leia Também: Von der Leyen acusa Rússia de usar gás como "instrumento de chantagem"