O governo dos EUA aprovou novas sanções que proíbem os americanos de comprar ações e títulos russos.
Esta proibição é o mais recente passo das autoridades americanas para aumentar a pressão financeira sobre a Rússia em resposta à invasão da Ucrânia por Moscovo.
De acordo com uma nova orientação dada, esta segunda-feira, pelo Departamento do Tesouro, os investidores dos EUA estão proibidos de comprar “títulos de dívida e ações novos e existentes emitidos por uma entidade na Federação Russa”, segundo a CNN Internacional.
Até agora, os americanos podiam comprar ações e títulos russos que trocam de mãos nos mercados secundários, algo que já não vai ser possível.
Os cidadãos podem de qualquer forma, vender ações e títulos russos, embora apenas para uma “pessoa não americana”, segundo o Tesouro. Os americanos não são “obrigados” a alienar títulos russos e podem continuar a detê-los, de acordo com esta nova orientação.
Os investidores dos EUA podem também investir em fundos dos americanos que possuem títulos russos, desde que essas participações russas não sejam a maior parte dos ativos do fundo.
Leia Também: Wall Street regressa a terreno negativo após ligeira recuperação