Recebeu uma mensagem em nome da CGD? Atenção, pode ser fraude
A instituição bancária alertou que teve conhecimento de tentativas de 'phishing', que recorrem a um esquema fraudulento de mensagens SMS e chamadas telefónicas.
© shutterstock
Economia CGD
Se recebeu uma mensagem em nome da Caixa Geral de Depósitos (CGD) sobre um "acesso suspeito" à sua conta esteja atento, porque muito provavelmente trata-se de uma fraude. A instituição bancária alertou que teve conhecimento de tentativas de 'phishing', que recorrem a um esquema fraudulento de mensagens SMS e chamadas telefónicas.
"Os destinatários deste esquema fraudulento são induzidos a acederem incautamente a links que remetem para páginas fraudulentas na Internet, totalmente alheias à CGD, as quais visam a recolha de dados bancários e de outra informação pessoal e confidencial de clientes, para uso ilícito", refere a CGD em comunicado.
Estas mensagens são "passíveis de comprometer a privacidade e a segurança de clientes", explica o banco, na mesma nota.
Além disso, a instituição bancária tem ainda conhecimento de que estão a ser recebidos "telefonemas de burlões que, apresentando-se falsamente como colaboradores da CGD, procuram recolher códigos de autorização para validação ilícita de operações bancárias em nome dos Clientes vítimas do esquema fraudulento".
A recomendação do banco é que "não aceda à CGD através de links em mensagens de email, SMS, endereços gravados nos “Favoritos” ou no “Histórico”, nem através de anúncios ou outros resultados de pesquisas internet".
Além disso, "suspeite sempre de links e ficheiros em mensagens eletrónicas. Um email, um SMS ou uma notificação nas redes sociais, cuja origem lhe pareça familiar, pode ter propósitos fraudulentos".
"Em caso de dúvida ou suspeita de tentativa de fraude, contacte-nos de imediato, e não hesite em reportar eventuais burlas ou fraudes também às autoridades policiais", sublinha a CGD.
Leia Também: Confrontos intercomunitários fazem pelo menos 235 mortos no Sudão do Sul
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com