'Cheque' de 125€ compensa impacto da inflação no salário? Simule aqui
Afinal, qual é o impacto da inflação no seu salário? Como 'fica' o seu poder de compra?
© iStock
Economia Inflação
Cada cidadão não pensionista com rendimento mensal até 2.700 euros vai receber em outubro um pagamento extraordinário de 125 euros, estando ainda previsto um subsídio de 50 euros por dependente a todas as famílias. Será que este 'cheque' compensa o impacto da inflação, que tem vindo a acelerar nos últimos meses, no seu salário?
Há uma ferramenta da Pordata que ajuda a perceber, uma vez que revela como é que o salário dos trabalhadores é influenciado pela inflação.
Ao aceder à funcionalidade - aqui, selecionando o quarto quadrado azul com a indicação 'qual o impacto da inflação no seu salário?' - conseguirá "converter um determinado montante, utilizando o valor mensal do Índice de Preços no Consumidor (IPC)".
"Trata-se de transformar valores a preços correntes/nominais em valores a preços constantes/reais, descontando a inflação. O cálculo é efetuado com base no último valor mensal do índice divulgado pelo INE", pode ler-se.
A título de exemplo, para um salário de 1.000 euros, o poder de compra após a inflação é de 910 euros, o que significa que o trabalhador perde 90 euros.
Descubra quanto do seu poder de compra está a perder com a #inflação, no novo conversor da Pordata. Esta funcionalidade permite converter o seu salário (bruto ou líquido), utilizando o valor mensal do Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC).
— PORDATA (@PORDATA) May 5, 2022
Leia Também: Ocupação de 93,1% por quarto nos hotéis do Algarve em agosto supera 2019
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com