Planeia viajar com a CP esta semana? Não se esqueça de que há greve
Empresa prevê "fortes perturbações" na circulação.
© Global Imagens
Economia CP
A CP - Comboios de Portugal lembrou esta segunda-feira, que estão previstas "fortes perturbações" na circulação, a partir de meados desta semana - entre 8 e 21 de fevereiro -, por motivos de greve.
"Por motivo de greve, convocada por diversas organizações representativas dos trabalhadores, preveem-se fortes perturbações na circulação de comboios, a nível nacional, no período entre as 00h00 do dia 8 de fevereiro de 2023 e as 24h00 do dia 21 de fevereiro de 2023", pode ler-se num comunicado enviado às redações.
A CP adianta ainda que o "Tribunal Arbitral do Conselho Económico e Social não decretou serviços mínimos para este período de greves".
A empresa nota ainda que os "clientes que já tenham bilhetes adquiridos para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, Interregional e Regional" poderão pedir o "reembolso, no valor total do bilhete adquirido, ou a sua revalidação gratuita para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe".
A Fectrans anunciou, no dia 25 de janeiro, que os trabalhadores da CP e da Infraestruturas de Portugal (IP) vão estar em greve no dia 9 de fevereiro devido à falta de resposta às propostas de valorização salarial.
"A direção do SNTSF/Fectrans em reunião hoje realizada decidiu enviar um pré-aviso de greve à CP, à IP-Infraestruturas, à IP-Telecom, à IP-Património e à IP-Engenharia, para o dia 09 de fevereiro, com a duração de 24 horas", segundo uma nota divulgada.
Em causa está a falta de resposta das duas empresas às propostas de valorização salarial.
Para os sindicatos, as propostas entregues "ficam muito aquém" dos valores necessários para que seja reposto o poder de compra dos trabalhadores.
Leia Também: CP alerta para perturbações entre 8 e 17 de fevereiro devido a greves
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com