Prossegue o quarto - e último - dia de greve dos trabalhadores da CP - Comboios de Portugal e da Infraestruturas de Portugal (IP), esta quinta-feira, sendo que estão previstos serviços mínimos e, por isso, é previsível que circulem alguns comboios.
Os trabalhadores da CP deram início na segunda-feira a mais greves, com a transportadora a alertar para "fortes perturbações" até esta quinta-feira, num protesto pelo impasse nas negociações salariais que também envolve a IP.
Quais são os comboios que circulam hoje?
De acordo com a CP, "podem realizar-se outros comboios para além dos previstos nos serviços mínimos". Contudo, estas são as ligações previstas:
- Alfa Pendular e Intercidades
- Regional e InterRegional
- Urbanos de Lisboa
- Urbanos do Porto
- Urbanos de Coimbra
A CP explica que "aos clientes que já tenham bilhetes adquiridos para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional" é permitido o "reembolso, no valor total do bilhete adquirido, ou a sua revalidação gratuita para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe".
Como funcionam os reembolsos?
A transportadora deu ainda conta que "no sentido de simplificar regras e uniformizar o serviço de pós-venda" foram "alteradas as condições de trocas e reembolsos de bilhetes para comboios Alfa Pendular, Intercidades, InterRegional, Regional e Urbanos".
Em comunicado, a CP explica que as novas regras entraram em vigor no dia 1 de março. Toda a informação sobre os reembolsos ou trocas de bilhetes, passes ou assinaturas pode ser consultada aqui.
A greve foi convocada pelo SINFA, Associação Sindical das Chefias Intermédias de Exploração Ferroviária (ASCEF), Sindicato Independente Nacional dos Ferroviários (SINFB), Sindicato Independente dos Operacionais Ferroviários e Afins (SIOFA), Associação Sindical Independente dos Ferroviários de Carreira Comercial (ASSIFECO), Federação Nacional dos Transportes, Comunicações e Obras Públicas (FENTCOP), Serviços Técnicos Ferroviários (STF), STMEFE - Sindicato dos Trabalhadores do Metro e Ferroviários (STMEFE), Sinafe - Sindicato Nacional dos Ferroviários do Movimento e Afins, Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário (SNTF) e Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (Sintap).
Leia Também: Os resultados da CGD e outras 4 coisas que deve saber para começar o dia