O índice de confiança empresarial do instituto de investigação económica alemão (Ifo) para toda a Alemanha subiu para 93,6 pontos em abril, contra 93,2 pontos em março.
As expectativas das empresas alemãs melhoraram, mas a sua avaliação da situação atual piorou, de acordo com o Ifo.
"As preocupações das empresas alemãs estão a diminuir, mas falta dinamismo à economia", segundo o presidente do Ifo, Clemens Fuest.
No setor transformador alemão, a confiança das empresas melhorou um pouco porque "o otimismo sobre a evolução futura aumentou acentuadamente", mas as empresas avaliaram a sua situação atual muito pior, de acordo com o Ifo.
A produção no setor transformador aumentará nos próximos meses e a utilização da capacidade aumentou para 84,5%, contra 84,3% anteriormente.
No setor dos serviços, a tendência ascendente da confiança empresarial dos últimos meses foi interrompida, uma vez que os fornecedores sentiram que a sua situação atual é um pouco pior e estão mais pessimistas em relação aos próximos meses.
No comércio, o índice diminuiu e as empresas estão menos satisfeitas com a situação atual, mas as suas expectativas são menos pessimistas.
Muitos retalhistas estão reticentes em relação às encomendas porque estão a vender menos.
Na construção, as expectativas para os próximos meses melhoraram, embora as preocupações se mantenham, e a avaliação da situação atual caiu para o nível mais baixo desde dezembro de 2015.
Leia Também: Bolsas europeias em baixa, à espera do índice de confiança do Ifo