A Auchan Portugal acordou com o grupo Dia a aquisição de toda a operação em Portugal, comprando as 489 lojas Minipreço e Mais Perto, num montante que ronda os 155 milhões de euros, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a Centromarca - Associação Portuguesa das Empresas de Produtos de Marca refere que "tomou hoje conhecimento do acordo, sujeito à aprovação da Autoridade da Concorrência [AdC], estabelecido entre o grupo Dia e a Auchan Portugal para a aquisição de toda a operação do Dia/Minipreço no nosso país".
A associação e as suas associadas, empresas fornecedoras do sector do grande consumo, "reconhecem o trabalho que o grupo Dia desenvolveu ao longo destas três décadas em Portugal".
A Centromarca "saúda a concretização deste acordo, por permitir a continuidade da operação de um importante parque de lojas -- incluindo lojas próprias e em regime de franquia -, alicerçar a presença da Auchan em Portugal e reforçar, à partida, o espaço de que as marcas necessitam para manterem a sua relação de confiança com os consumidores".
"Este desfecho, se autorizado pela AdC, afigura-se como potencialmente interessante, pois poderá ser um passo positivo rumo a um mercado de grande consumo mais competitivo e equilibrado em Portugal", afirma Nuno Fernandes Thomaz, presidente da Centromarca, citado no comunicado.
A Centromarca foi fundada em junho de 1994 e, atualmente, reúne mais de 60 associados, que detêm mais de 1.000 marcas, representam 7,5 mil milhões de euros de faturação e 2,2 mil milhões em receitas fiscais para o Estado e dão trabalho a 28.000 pessoas.
Leia Também: Auchan compra todas as lojas Minipreço (e não só) em Portugal