Várias marcas 'apanham boleia' da campanha viral da IKEA. Veja as reações
Nem todas as campanhas publicitárias correm bem, mas há outras que têm tanto sucesso que o assunto torna-se tendência e as reações surgem de todo o lado. Foi este o caso da campanha da IKEA de que todos falam e que está a 'fazer escola'.
© IKEA Portugal
Economia Ikea
A mais recente campanha da IKEA Portugal tornou-se viral, na quarta-feira, e não se falou de outra coisa nas redes sociais. Como seria de esperar, várias marcas - desde a Staples ao Gato Preto, passando pela Fnac ou pela Revolut - 'apanharam boleia' e o tema dos 75.800 euros voltou a estar em cima da mesa... ou da estante.
Nem todas as campanhas publicitárias correm bem, mas há outras que têm tanto êxito que o assunto torna-se tendência e as reações surgem de todo o lado. Foi este o caso.
Apenas para recordar, em causa está esta campanha da IKEA que promove, entre outros artigos, uma estante com a seguinte frase: "Boa para guardar livros. Ou 75.800€".
Este valor faz alusão ao caso do ex-chefe de gabinete de António Costa, Vítor Escária, quando foram encontrados 75.800 euros em numerário no seu local de trabalho, que estariam em envelopes dentro de livros e numa caixa de vinho.
Ao Notícias ao Minuto, fonte oficial da IKEA Portugal explicou que a empresa gosta "de desenvolver campanhas que reflitam a sua vida real", as "suas rotinas, as suas conversas, as suas discussões, mais e menos acesas, e o próprio humor com que muitas vezes abordam os temas mais sérios".
"É impressão minha ou está a viver-se hoje um momento nunca antes visto?", escreveu o humorista Fernando Alvim, comentando a 'avalanche' de publicações em torno da campanha da gigante do mobiliário sueca.
Staples, Gato Preto, Revolut, Fnac, Moviflor, Penguin Livros, entre outras, foram algumas das marcas que aproveitaram a 'boleia' desta tendência e 'surfaram a onda' da estante dos 75.800 euros.
Veja, de seguida, as reações:
É impressão minha ou está a viver-se hoje um momento nunca antes visto? Eis as reacções ao post sobre a campanha do Ikea. pic.twitter.com/RKMwJCvkvK
— Fernando Alvim (@fernandoalvim) January 24, 2024
Ver esta publicação no Instagram
A Moviflor! Esta sim, concorrente direta da Ikea. pic.twitter.com/xx6Zymdjc5
— Joao Villalobos (@joaovillalobos) January 24, 2024
Ver esta publicação no Instagram
Ver esta publicação no Instagram
Ver esta publicação no Instagram
Ver esta publicação no Instagram
🤷️ pic.twitter.com/LEqPaWiD6n
— 𓄂 𝔥𝔦𝔠 𝔰𝔳𝔫𝔱 𝔩𝔢𝔬𝔫𝔢𝔰 (@Rui_CSP) January 24, 2024
Ver esta publicação no Instagram
Perante esta onda de reações, há já quem considere que estamos perante uma "campanha bem sucedida" e um "fenómeno de marketing". Contudo, também há quem acuse a empresa de seguir o "populismo".
Adore-se ou odeie-se a campanha do IKEA estamos perante um fenómeno de Marketing. Veja-se as respostas
— Helena Ferro de Gouveia (@camalees) January 24, 2024
🧵 pic.twitter.com/ot4kcyEoXf
Podemos dizer que é a campanha de marketing mais bem sucedida do IKEA em Portugal.
— João Trindade (@estigmat) January 25, 2024
O objectivo de uma campanha de marketing é a atenção das pessoas e ser partilhada. Esta ação de marketing chegou a todos os portugueses.
Adorei a campanha, acho que está excelente e bem conseguida. https://t.co/RGTITLrl7F
Leia Também: Veja aqui todas as imagens da campanha da IKEA que está a dar que falar
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com