De acordo com a informação da ERC, a participação efetiva da Páginas Civilizadas na GMG é de 50,25% do capital e dos direitos de voto. Esta posição é calculada a partir da soma da detenção direta de 41,51% e da indireta, através da Grandes Notícias Lda, de 8,74%.
O fundo WOF tem uma participação de 25,628% do capital social e dos direitos de voto da GMG. Por sua vez, o Grupo Bel detém uma participação indireta de 17,58%. A KNJ, de Kevin Ho, detém 29,350% e José Pedro Soeiro 20,400%.
Assim, a Global Media é detida diretamente pela Páginas Civilizadas (41,510%), KNJ (29,350%), José Pedro Soeiro (20,400%) e Grandes Notícias (8,740%).
2023
25 jul
O fundo de investimento aberto World Opportunity Fund (WOF), com sede no paraíso fiscal Bahamas, por contrato de divisão e cessão de quotas, celebrado nesta data, adquiriu à Palavras de Prestígio uma quota representativa de 38% do capital social da Páginas Civilizadas, a qual detém diretamente 41,510% da GMG.
O fundo é detido pela gestora de fundos suíça Union Capital Group (UCAP Group), fundado em 2011 por Laurence D. Howell, Clément Ducasse e Patrick Zbiden.
04 ago
Grupo Bel e a Global Media, liderados por Marco Galinha, manifestam interesse em vender a participação que detêm na Lusa por esta não ser estratégica para o grupo.
06 set
Global Media anuncia que José Paulo Fafe, Diogo Agostinho e Filipe Nascimento foram nomeados membros do Conselho de Administração do grupo, após a saída de Domingos Andrade e António Saraiva.
21 set
Nesta data o fundo WOF adquiriu à sociedade Grupo Bel uma quota da Páginas Civilizadas, passando a deter uma participação global nesta entidade de 51% do capital social.
Nesse mesmo dia, a até então diretora do Diário de Notícias (DN), Rosália Amorim, é nomeada pelo Conselho de Administração da GMG para diretora de informação da rádio TSF.
A TSF realiza uma greve, que tem adesão total, com os delegados sindicais a afirmar que espelhava o sentimento dos trabalhadores na defesa de aumentos salariais, pagamento pontual de vencimentos e na manutenção da direção de Domingos Andrade.
27 set
Perante o interesse da Global Media em vender a posição da agência de notícias portuguesa, o Estado procura uma solução que "preserve o papel estratégico" da Lusa, segundo fonte oficial do Ministério da Cultura, que disse já ter sido feito um estudo de avaliação dos capitais próprios a aguardar parecer das Finanças.
04 out
José Júdice e Ana Cáceres Monteiro são os nomes indicados pela GMG para integrarem a direção do DN como diretor e subdiretora, juntando-se ao diretor-adjunto, Leonídio Paulo Ferreira.
08 out
O ministro da Cultura defende que o Estado não pode ter cerca de 95% do capital da Lusa sem que tal se traduza numa alteração do modelo de governação da agência de notícias.
31 out
A administração da GMG esclarece os trabalhadores que a nomeação da nova Comissão Executiva e alteração de procedimentos levou a "um ligeiro atraso" no pagamento dos salários de outubro, mas que já está ultrapassado.
15 nov
O empresário Marco Galinha deixa a presidência executiva da GMG com a nova administração executiva, depois de ter vendido a maioria do capital da participada Páginas Civilizadas. Fica como presidente do Conselho de Administração do grupo.
30 nov
O processo de compra, pelo Estado, de 45,7% da agência Lusa, pertencentes à Global Media e à Páginas Civilizadas, falha por "falta de um consenso político alargado".
Nesse mesmo dia, a Comissão Executiva da GMG anuncia que os salários de novembro só serão processados na semana seguinte, estando a aguardar que "verbas transferidas do estrangeiro estejam acessíveis".
06 dez
A GMG atribui o fracasso da venda das suas participações na agência Lusa a um "processo de permanente interferência política", garantindo que a operação financeira "estava totalmente fechada", com o "acordo expresso" do PSD. Anuncia ainda que vai negociar "com caráter de urgência" rescisões com 150 a 200 trabalhadores e avançar com uma reestruturação para evitar "a mais do que previsível falência do grupo".
Argumenta que "face aos constrangimentos financeiros criados pela anulação do negócio da Lusa", o pagamento "do subsídio de Natal referente ao ano de 2023 só poderá ser efetuado através de duodécimos, acrescido nos vencimentos de janeiro a dezembro do próximo ano".
Entretanto, meia centena de trabalhadores do JN concentra-se frente à redação do Porto para contestar o programa de rescisões na Global Media, que, a concretizar-se, será "o mais gravoso de sempre".
07 dez
O JN não chega às bancas, a primeira vez em 35 anos, em protesto contra o despedimento anunciado pela Global Media.
11 dez
A Administração da GMG abre um programa de rescisões por mútuo acordo, para trabalhadores até 61 anos, com contrato sem termo, sendo que as compensações serão divididas por 18 meses.
13 dez
A Comissão de Trabalhadores da TSF informa que a direção da rádio, constituída por Rui Gomes (diretor-geral), Rosália Amorim (diretora de informação) e Artur Cassiano (subdiretor de informação, pediu demissão, depois de ter assumido funções há pouco mais de dois meses, em 02 de outubro.
14 dez
A direção do JN e de O Jogo apresentam a demissão devido à degradação das condições para o exercício do cargo perante as medidas anunciadas pelo grupo.
Entretanto, a redação do DN expressa solidariedade com os trabalhadores do JN, TSF e O Jogo, publicação onde os chefes de redação também colocaram os cargos à disposição e pediram uma reunião urgente à administração.
15 dez
A administração da Global Media informa que o Banco Atlântico Europa suspendeu o acesso à conta e reteve as receitas da Vasp, "invocando o impacto mediático" da reestruturação, o que impediu o pagamento aos prestadores de serviços.
No mesmo dia, a equipa da Evasões notifica a direção da revista de que vai cessar a produção de trabalhos até que os colaboradores recebam os pagamentos em atraso.
A administração da Global Media diz que "compreende" que face à dimensão e exigência do "indispensável processo de reestruturação em curso", as direções dos títulos mais afetados "se sintam sem condições para se manterem", depois das demissões no JN, TSF, O Jogo e do Dinheiro Vivo (DV).
18 dez
As delegadas sindicais do DN afirmam que o presidente executivo (CEO) da Global Media garantiu que o pagamento dos salários de dezembro "não está em causa" e que se comprometeu a avisar se houver atrasos.
21 dez
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) garante que não vai hesitar em tomar novas diligências se subsistirem dúvidas sobre a titularidade do capital do fundo que detém a Global Media, a quem solicitou informações adicionais.
21 dez
O programa de rescisões na GMG é prolongado até 10 de janeiro.
28 dez
A Global Media informa os trabalhadores de que não tem condições para pagar os salários referentes ao mês de dezembro, sublinhando que a situação financeira é "extremamente grave".
Perante isto, o Governo manifesta perplexidade com as dificuldades financeiras alegadas pelo grupo para o não pagamento dos salários de dezembro, lembrando a intenção de "investimento no jornalismo" do novo acionista, quando este entrou no grupo.
29 dez
Um dia depois do anúncio de que os salários de dezembro não seriam pagos, as redações do Jornal de Notícias, TSF, O Jogo e Diário de Notícias aprovam a realização de uma greve a 10 de janeiro.
Os acionistas Marco Galinha, Kevin Ho, José Pedro Soeiro e Mendes Ferreira afirmam que foi o "manifesto incumprimento" de obrigações pelo World Opportunity Fund que impediu o pagamento de salários aos trabalhadores.
30 dez
A Comissão Executiva da GMG anuncia que vai avançar com uma auditoria a todas as operações e negócios, para apurar o que levou à atual situação financeira do grupo.
31 dez
O Sindicato dos Jornalistas desafia os acionistas a destituir a Comissão Executiva da GMG, após trocas de acusações mútuas sobre a atual situação financeira do grupo.
2024
02 jan
A Comissão Executiva da GMG, liderada por José Paulo Fafe, acusa os outros acionistas de protagonizarem situações "ética e moralmente condenáveis", que contribuíram para a situação atual da empresa de media.
05 jan
O Presidente da República considera que "este é o momento" de "chegar a um entendimento de regime" sobre os media, defendendo que "é fundamental olhar enquanto é tempo".
08 jan
O Conselho Regulador da ERC, em reunião extraordinária, aprova a abertura de um processo administrativo autónomo para a aplicação da Lei da Transparência e abertura de um procedimento oficioso de averiguações sobre determinadas matérias relativamente à GMG.
09 jan
O ex-presidente executivo da Global Media Marco Galinha afirma que está a ser "acionado mecanismos para proteger o que foi assinado" com o fundo WOF - World Opportunity Fund.
Na mesma data, a ERC diz que aplicação dos procedimentos do artigo 14.º da Lei da Transparência se deve ao facto de existirem "fundadas dúvidas" sobre a Global Media e proprietários "estão a identificar toda a cadeia" com participação qualificada.
Marco Galinha afirma ainda que os acionistas já apresentaram "um plano urgente" para resolver a situação no grupo, mas que ainda não obtiveram resposta
09 jan
O presidente executivo da Global Media, José Paulo Fafe, garante aos deputados que o fundo WOF "cumpriu todas as obrigações até agora", o que contradiz a posição dos restantes acionistas. Refere ainda que o fundo investiu sete milhões de euros na compra de 51% nas Páginas Civilizadas.
O gestor admite que, se o grupo não conseguir atingir o número que pretende de rescisões, possivelmente será obrigado a efetuar um despedimento coletivo.
Questionado pelos deputados se se demite, José Paulo Fafe é perentório: "Não, não me demito", rematando: "Vão ter de levar comigo até eu decidir".
10 jan
Trabalhadores da Global Media concentra-se junto ao parlamento, no dia em que o Diário de Notícias, o Jornal de Notícias, a TSF e O Jogo cumprem um dia de greve, com adesão total, segundo delegados sindicais.
11 jan
A Comissão Executiva da Global Media diz aos trabalhadores que uma solução de "curto e médio prazo só poderá resultar" de sinergias e soluções financeiras encontradas em conjunto pelos representantes do fundo e do grupo Bel.
12 jan
Um grupo de investidores e empresários de Portugal mostra-se interessado em comprar jornais e revistas do grupo, nomeadamente o JN e O Jogo.
18 jan
O administrador da GMG Paulo Lima de Carvalho deixa o Conselho de Administração e a Comissão Executiva, denunciando a "asfixia financeira" e o incumprimento de promessas que inviabilizam as condições para continuar no grupo. A saída acontece no mesmo dia que a do administrador Filipe Nascimento, depois de em 23 dedezembro Diogo Agostinho ter abandonado o órgão.
Nesse dia, durante o 5.º Congresso dos Jornalistas, profissionais de vários títulos da Global Media denunciam ataques, ingerência e casos de "terrorismo" por parte da Comissão Executiva do grupo e pedem aos governantes que olhem pelo setor.
A vice-presidente da Comissão Europeia, Vera Jourová, diz esperar uma solução "rápida e sustentável" para a situação da Global Media.
Entretanto, os plenários dos trabalhadores do Jornal de Notícias e do desportivo O Jogo resolveram ativar a suspensão de contratos de trabalho, por falta de pagamento de salários.
O fundo WOF informa a sua indisponibilidade em transferir dinheiro para pagar os salários em atraso até uma decisão da ERC e de um do procedimento cautelar, e a presidente da ERC, Helena Sousa, afirma que a questão do pagamento de vencimentos "não tem absolutamente nada a ver" com o regulador.
O Nobias European Studios, grupo de criação de conteúdos, incluindo de produção de vídeos, informa que propôs um investimento de 10 milhões de euros na GMG para ficar com 51% da empresa.
19 jan
A Procuradoria-Geral da República (PGR) remete para o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) Regional do Porto a investigação à participação feita pelo Sindicato dos Jornalistas (SJ) sobre a GMG.
Os trabalhadores do DN exigem à GMG a regularização da situação salarial até 31 de janeiro, decidindo avançar com um pré-aviso de greve por tempo indeterminado "se tal não acontecer".
Perante a atual situação, os acionistas da GMG Marco Galinha, Kevin Ho, José Pedro Soeiro e Mendes Ferreira anunciam a marcação de uma assembleia-geral para "apresentar uma solução" para o grupo, reiterando o "incumprimento" da atual gestão.
21 jan
A ERC diz que tem feito o que a lei permite no caso Global Media e que se persistirem falhas de informação no procedimento aberto pode inibir o fundo WOF dos direitos de acionista.
22 jan
A redação do Dinheiro Vivo, título de economia da GMG, decide, em plenário "a suspensão dos contratos de trabalho" devido ao não pagamento de salários pela empresa.
24 jan
A assembleia-geral extraordinária de acionistas da Global Media, a pedido da KNJ, de Kevin Ho, e de José Pedro Soeiro, é marcada para 19 de fevereiro, com cinco pontos na ordem de trabalhos, entre eles a destituição do atual Conselho de Administração e um aumento de capital de cinco milhões de euros
24 jan
A ERC confirma à Lusa que, no âmbito do processo administrativo em curso relativamente à Global Media "recebeu respostas de vários acionistas do grupo", as quais estão a ser analisadas pelo regulador.
Nesse mesmo dia, o Grupo Bel dá uma garantia à Vasp para adiantar dinheiro à Global Media com o objetivo de pagar os salários de dezembro dos trabalhadores do grupo.
25 jan
Os trabalhadores da Global Media que tinham o salário de dezembro em atraso já receberam, confirma fonte oficial da GMG,-Falta ainda pagar o subsídio de Natal e realizar os pagamentos aos prestadores de serviços.
Entretanto, o procedimento cautelar de arresto na Global Media avançada por Marco Galinha para garantir os seus direitos no grupo, onde detém 17,58%, tem audiência de inquirição de testemunhas agendada para 06 de fevereiro.
26 jan
O Sindicato dos Jornalistas recomenda que "a suspensão dos contratos" na Global Media "não se verifique", adianta que os prestadores de serviços continuam por receber e que está a preparar uma ação pelo não pagamento do subsídio de Natal.
31 jan
O presidente da Comissão Executiva da Global Media, José Paulo Fafe, apresenta a demissão por considerar "estarem esgotadas" as condições para exercer as suas funções.
02 fev
Os acionistas Marco Galinha, Kevin Ho, Mendes Ferreira e José Pedro Soeiro anunciaram hoje que "existe um princípio de entendimento" para encontrar uma solução para a Global Media e que os salários vão ser pagos até dia 07.
O empresário Diogo Freitas, da Officetotal Food Brands, confirma que o acordo para a compra de alguns jornais e revistas da Global Media e da TSF "está fechado", mas que falta ainda ser assinado.
06 fev
O acordo para a compra de alguns jornais e revistas da Global Media e a TSF por um grupo de investidores e empresários liderados por Diogo Freitas é assinado, disseram fontes ligadas ao processo à Lusa.
Leia Também: Assinado acordo para compra do JN, O Jogo e TSF por grupo de investidores