Num comunicado aos acionistas emitido ao mercado na noite de quinta-feira, a Petrobras explicou que a produção dos dois campos foi interrompida em março de 2020 e as respetivas plataformas estão hibernadas desde então.
O valor a ser recebido pela Petrobras com a operação é de 10 milhões de dólares (9,3 milhões de euros), sendo que um milhão de dólares (935 mil euros) já foram pagos e o restante será realizado na conclusão da transação, sujeito aos ajustes previstos no contrato.
"A transferência desses campos para a Perenco traz a perspetiva de retomada da produção pelo novo operador, configurando alternativa mais vantajosa para a Petrobras em comparação à opção de descomissionamento das instalações e devolução das concessões à ANP [Agência Nacional do Petróleo, órgão regulador do setor no Brasil]", disse a empresa.
Segundo a estatal brasileira, não haverá prejuízo ou transferência de qualquer empregado em decorrência da venda dos ativos, uma vez que a maior parte dos trabalhadores que estavam na operação já foi realocada para outras atividades da companhia.
Leia Também: Justiça do Brasil afasta presidente da petrolífera estatal Petrobras