Sabia que pode receber benefícios fiscais por ter um filho a estudar longe de casa?
Com setembro, muitos estudantes universitários rumaram a novos destinos, obrigando os seus pais a novas despesas com o arrendamento de quarto ou casa.
Mas se ver um filho partir e ter despesas adicionais dá-lhe apenas um panorama negativo sobre esta nova fase da vida, saiba que nem tudo é mau.
Isto porque "fazer um contrato de arrendamento para estudante deslocado tem benefícios em termos fiscais", lembra a Autoridade Tributária.
"Pode descontar parte desta despesa no IRS, ou seja, deduzir à coleta do IRS 30% dos encargos devidamente documentados com as rendas (contrato registado nas Finanças e recibo de renda eletrónico ou fatura-recibo), até ao máximo de 400 euros por ano", refere esta entidade, explicando depois como pode usufruir desta dedução.
A AT refere que é preciso que o estudante tenha "menos de 26 anos"; "frequente estabelecimento de ensino integrado no sistema nacional de educação cuja a localização se situe a uma distância superior a 50 km da residência permanente do agregado familiar".
Para saber mais sobre o assunto, consulte o folheto informativo no Portal das Finanças em: Apoio ao contribuinte > Informação Útil > Folhetos informativos > IRS.
Leia Também: Justiça da UE decide que Apple tem de devolver 13 mil milhões à Irlanda