A cobrança de portagens vai começar em julho de 2026.
"A RDW, a autoridade holandesa dos transportes, escolheu a sociedade Triangle para implementar um novo sistema de cobrança eletrónica de portagens para pesados que vai funcionar nas autoestradas e em algumas estradas nacionais e municipais dos Países Baixos", indicou, em comunicado, a Via Verde.
A Triangle, da qual fazem ainda parte a Ascendi O&M e a Yunex Traffic, vai implementar e gerir o sistema de cobrança de portagens por satélite.
Os camiões terão de estar registados numa plataforma para depois levantarem o identificador para poderem circular.
A portagem é calculada em função dos quilómetros percorridos e da dimensão do veículo.
A Lusa contactou a Via Verde para saber o valor do negócio, mas não obteve resposta sobre o montante.
O contrato tem a duração de 10 anos e pode ser renovado, por duas vezes, por períodos de um ano.
Segundo a mesma nota, as verbas arrecadadas vão ser investidas em projetos de sustentabilidade e inovação.
"Os Países Baixos distinguem-se há muito tempo por estar na vanguarda das soluções de mobilidade sustentável e eficiente. Este concurso europeu será seguramente uma referência internacional e um exemplo para outros países empenhados numa mobilidade mais sustentável e inteligente. Estamos completamente empenhados no cumprimento deste contrato e no serviço dos objetivos de interesse público que ele se propõe concretizar", afirmou, citado no comunicado, o presidente executivo da Via Verde, Eduardo Ramos.
A Triangle já tinha vencido, no ano passado, o concurso para a cobrança temporária de portagens eletrónicas no túnel da A24/Blankenburg, em Roterdão, que vai ser inaugurado em dezembro.
Leia Também: Países Baixos iniciaram entrega de caças F-16 à Ucrânia