Os portugueses estão a consumir mais fora de casa e em serviços de entregas e as refeições são o tipo de compras que mais impulsiona esse tipo de consumo, revela o mais recente estudo da Kantar, analisado em parceria com a Centromarca – Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca.
De acordo este estudo, os dados analisados demonstram um "aumento da confiança dos portugueses", motivado por "indicadores económicos positivos, pela estabilização da inflação, pela redução das taxas de juro e pelo bom desempenho do mercado de trabalho".
"O consumo fora de casa tem vindo sempre a crescer acima do consumo para casa, nos últimos trimestres. A percentagem do gasto que os portugueses dedicam ao consumo dentro de casa perdeu espaço. Por sua vez, a percentagem dos gastos dos portugueses dedicada às entregas em casa ou 'take-away' aumentaram ambas.
O crescimento no consumo fora de casa é impulsionado, sobretudo, pelo aumento de 13% do valor gasto em refeições fora de casa. Já os snacks decrescem 22% e as bebidas 5%, sendo que se regista um aumento da frequência de compra, diminuindo o volume e o valor gasto em cada ato de compra.
Leia Também: Consumo da matéria-prima ouro cai 11% em outubro, avança a APIO